Geral

Previsão é de neve na Serra catarinense no domingo

25 Jun 2011 - 11h26

Pode nevar no domingo à tarde até as primeiras horas de segunda-feira na região do alto da Serra catarinense. As temperaturas vão diminuir gradativamente no final de semana e o frio será mais forte no domingo. Como o tempo ainda estará úmido no dia, há chance de neve.

Leandro Puchalski,da Central RBS de Metereologia, explica que a ocorrência de neve depende da combinação de umidade e frio de altitude, onde as nuvens se formam.

- Pela complexidade das condições metereológicas para nevar, acompanhar a previsão do tempo nas próximas horas e dias é fundamental para monitorar se essa previsão irá se manter - destaca Puchalski.

Na segunda, está prevista a entrada de uma nova e forte massa de ar polar no Estado que trará, principalmente para o amanhecer de terça, possibilidade de temperaturas entre -6°C e -8°C nos pontos altos da Serra.

O metereologista ressalta que as temparaturas na superfície, marcadas pelo termômetro, não interferem na ocorrência de neve. 

- Temperaturas negativas, muito baixas, geralmente indicam tempo seco e, por isso, afastam a possibilidade de neve - explica. E esclarece que o fenômeno depende da temperatura à altura das nuvens, combinada ao tempo úmido, destacando que neve é, assim como a chuva, uma precipitação. Segundo ele, pode nevar com, por exemplo, 0°C, 4°C, ou também temperaturas negativas.

A neve está prevista somente para o período entre a tarde de domingo e as primeiras horas de segunda, na madrugada. Puchalski preferiu não especificar as cidades em que o fenômeno pode ocorrer e afirmou que a previsão de neve está valendo para a Serra catarinense.


A Epagri também confirmou a possibilidade de neve na Serra. Segundo o Centro de Hidrometereologia da Epagri (Ciram), o frio chega com força no Estado neste fim de semana, acompanhando a umidade entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, o que favorece a precipitação de neve.

Além disso, nas madrugadas de segunda e terça-feira, as temperaturas devem variar entre 0°C e -5°C nas áreas altas do Estado, com previsão de formação de geada ampla na madrugada de terça-feira.

Urupema, na Serra, registrou a temperatura mais baixa do ano até aqui. No dia cinco de junho, os termômetros marcaram -7,9°C na cidade.


No ano passado, a neve foi histórica no Estado. Também na cidade de Urupema, o acúmulo de neve foi de 30 cm. A precipitação aconteceu em mais de dez cidades em 2010. Há dez anos que a presença da neve não era tão forte em Santa Catarina.

DIÁRIO CATARINENSE 


 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC

A tragédia ocorreu por volta das 6h30, em uma casa de madeira
Tragédia: pai, mãe e dois filhos morrem carbonizados em SC
Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Ver mais de Geral