Geral
Previsão é de neve na Serra catarinense no domingo
Pode nevar no domingo à tarde até as primeiras horas de segunda-feira na região do alto da Serra catarinense. As temperaturas vão diminuir gradativamente no final de semana e o frio será mais forte no domingo. Como o tempo ainda estará úmido no dia, há chance de neve.
Leandro Puchalski,da Central RBS de Metereologia, explica que a ocorrência de neve depende da combinação de umidade e frio de altitude, onde as nuvens se formam.
- Pela complexidade das condições metereológicas para nevar, acompanhar a previsão do tempo nas próximas horas e dias é fundamental para monitorar se essa previsão irá se manter - destaca Puchalski.
Na segunda, está prevista a entrada de uma nova e forte massa de ar polar no Estado que trará, principalmente para o amanhecer de terça, possibilidade de temperaturas entre -6°C e -8°C nos pontos altos da Serra.
O metereologista ressalta que as temparaturas na superfície, marcadas pelo termômetro, não interferem na ocorrência de neve.
- Temperaturas negativas, muito baixas, geralmente indicam tempo seco e, por isso, afastam a possibilidade de neve - explica. E esclarece que o fenômeno depende da temperatura à altura das nuvens, combinada ao tempo úmido, destacando que neve é, assim como a chuva, uma precipitação. Segundo ele, pode nevar com, por exemplo, 0°C, 4°C, ou também temperaturas negativas.
A neve está prevista somente para o período entre a tarde de domingo e as primeiras horas de segunda, na madrugada. Puchalski preferiu não especificar as cidades em que o fenômeno pode ocorrer e afirmou que a previsão de neve está valendo para a Serra catarinense.
A Epagri também confirmou a possibilidade de neve na Serra. Segundo o Centro de Hidrometereologia da Epagri (Ciram), o frio chega com força no Estado neste fim de semana, acompanhando a umidade entre a tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, o que favorece a precipitação de neve.
Além disso, nas madrugadas de segunda e terça-feira, as temperaturas devem variar entre 0°C e -5°C nas áreas altas do Estado, com previsão de formação de geada ampla na madrugada de terça-feira.
Urupema, na Serra, registrou a temperatura mais baixa do ano até aqui. No dia cinco de junho, os termômetros marcaram -7,9°C na cidade.
No ano passado, a neve foi histórica no Estado. Também na cidade de Urupema, o acúmulo de neve foi de 30 cm. A precipitação aconteceu em mais de dez cidades em 2010. Há dez anos que a presença da neve não era tão forte em Santa Catarina.
DIÁRIO CATARINENSE
Matérias Relacionadas
Geral
Abertura da 7ª Osterpark no Parque de Eventos em Jaraguá do Sul
Os pavilhões estão abertos somente aos sábados e domingos

Geral
Governador Jorginho Mello, desafia o Presidente Lula a resolver o trânsito no norte do estadoÂ
"Eu vou começar a obra da Via Mar antes de você resolverem o caos do trânsito" Disse o Jorginho

Geral
Primeira geada do ano é registrada em São Joaquim na Serra Catarinense
O fato foi registrado na madrugada deste domingo (16)

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
