transito
Puchalski

Previsão do tempo para hoje

As atividades acontecerão em propriedades produtoras de banana onde os participantes executarão os procedimentos previstos para a contenção da doença. As ações desenvolvidas serão discutidas para posterior elaboração do relatório do Exercício Simulado.

15 Nov 2019 - 19h30Por Da Redação

Quarto maior produtor de banana do país, Santa Catarina realiza exercício de contingência contra a doença mais destrutiva para a bananicultura. De 26 a 28 de novembro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) sediará o 2° Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária em Santa Catarina. O evento será realizado na cidade de Corupá e terá como tema o Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T) na cultura de banana. 

O Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T), causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. Cubense raça 4 tropical, é uma doença que ataca bananais e foi detectada recentemente na Colômbia. Trata-se de uma das doenças mais destrutivas e temidas na cultura. Além da bananeira, o fungo ainda tem como hospedeiros alternativos helicônias e algumas espécies de plantas daninhas. 

O fungo é classificado como praga quarentenária ausente no Brasil, por isso a importância da realização de um Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária. O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (CIDASC), Alexandre Mees, salienta que a detecção da praga no continente sul americano (Colômbia) acende o alerta para a possibilidade de introdução da praga no Brasil. “O exercício simulado é uma forma eficiente de treinar a equipe que atua na defesa sanitária vegetal em Santa Catarina e, também, integrar a comunidade, produtores, profissionais e instituições”, completa. 

Simulado 

O exercício simulado de emergência fitossanitária será composto por um Seminário que abordará sobre o Mal do Panamá raça 4 tropical, legislação do MAPA e exercício prático. As atividades acontecerão em propriedades produtoras de banana onde os participantes executarão os procedimentos previstos para a contenção da doença. As ações desenvolvidas serão discutidas para posterior elaboração do relatório do Exercício Simulado. 

O evento tem como proposta a prática e discussão dos procedimentos operacionais padrão (POPs), elaborados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Embrapa, a partir da Instrução Normativa 43/2018 do MAPA. 

Entre os participantes do exercício simulado estarão profissionais da defesa sanitária vegetal da Cidasc, extensionistas e pesquisadores da Epagri, representantes do MAPA, de Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal de outros Estados e responsáveis técnicos das associações de bananicultores da região. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro

A ação de combate à dengue ocorrerá neste sábado e domingo entre 8h e 17h
Bota fora passará pelo Jaraguá Esquerdo, São Luís e Barra do Rio Cerro
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Geral