plantão
Puchalski

Previsão do tempo para hoje

As atividades acontecerão em propriedades produtoras de banana onde os participantes executarão os procedimentos previstos para a contenção da doença. As ações desenvolvidas serão discutidas para posterior elaboração do relatório do Exercício Simulado.

15 Nov 2019 - 19h30Por Da Redação

Quarto maior produtor de banana do país, Santa Catarina realiza exercício de contingência contra a doença mais destrutiva para a bananicultura. De 26 a 28 de novembro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) sediará o 2° Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária em Santa Catarina. O evento será realizado na cidade de Corupá e terá como tema o Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T) na cultura de banana. 

O Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T), causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. Cubense raça 4 tropical, é uma doença que ataca bananais e foi detectada recentemente na Colômbia. Trata-se de uma das doenças mais destrutivas e temidas na cultura. Além da bananeira, o fungo ainda tem como hospedeiros alternativos helicônias e algumas espécies de plantas daninhas. 

O fungo é classificado como praga quarentenária ausente no Brasil, por isso a importância da realização de um Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária. O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (CIDASC), Alexandre Mees, salienta que a detecção da praga no continente sul americano (Colômbia) acende o alerta para a possibilidade de introdução da praga no Brasil. “O exercício simulado é uma forma eficiente de treinar a equipe que atua na defesa sanitária vegetal em Santa Catarina e, também, integrar a comunidade, produtores, profissionais e instituições”, completa. 

Simulado 

O exercício simulado de emergência fitossanitária será composto por um Seminário que abordará sobre o Mal do Panamá raça 4 tropical, legislação do MAPA e exercício prático. As atividades acontecerão em propriedades produtoras de banana onde os participantes executarão os procedimentos previstos para a contenção da doença. As ações desenvolvidas serão discutidas para posterior elaboração do relatório do Exercício Simulado. 

O evento tem como proposta a prática e discussão dos procedimentos operacionais padrão (POPs), elaborados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Embrapa, a partir da Instrução Normativa 43/2018 do MAPA. 

Entre os participantes do exercício simulado estarão profissionais da defesa sanitária vegetal da Cidasc, extensionistas e pesquisadores da Epagri, representantes do MAPA, de Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal de outros Estados e responsáveis técnicos das associações de bananicultores da região. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Fim das férias: Servidores retornam ao trabalho na Prefeitura de Jaraguá do Sul

Nesta quarta-feira (15), todos os setores da Administração voltam a atender normalmente, inclusive, os serviços que funcionaram em regime de plantão no período
Fim das férias: Servidores retornam ao trabalho na Prefeitura de Jaraguá do Sul
Geral

Ingressos para concertos do FEMUSC 2025 são disponibilizados gratuitamente; saiba como retirar

O 20º Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC) libera ingressos concertos 48h antes de cada concerto; Apresentações ocorrem entre 12 e 25 de janeiro em Jaraguá do Sul
Ingressos para concertos do FEMUSC 2025 são disponibilizados gratuitamente; saiba como retirar
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nesta terça-feira (14)
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Geral