Unimed - Capa
Café com a Imprensa

Prevenção é tema de Café com a Imprensa

31 Ago 2016 - 12h58
Prevenção é tema de Café com a Imprensa -

Constava na pauta, o Lançamento do “Guia de Autoproteção para desastres e situações de anormalidade”, a palestra sobre Comunicação em Situação de Risco e também a apresentação das Ações Integradas de Defesa Civil. Prestigiaram o evento os Coordenadores Regionais e Municipais de Defesa Civil, 14º Batalhão Polícia Militar, Bombeiros Voluntários, Bombeiros Militares, Defesa Civil de Santa Catarina, Comitê Itapocu e veículos de imprensa da região.

O autor do guia, Paulo de Almeida, um dos fundadores do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (Gerar) e voluntário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, destacou a cultura da autoproteção: “Precisamos despertar a percepção de riscos e entender a necessidade de preparação”. O guia aborda conceitos de proteção, da Defesa Civil e a importância da elaboração de um Plano de Emergência Familiar, que tem como objetivo concentrar informações para que cada membro da família saiba para onde ir ou como devem agir em momentos de emergências.


O Guia foi adquirido pelo Colegiado de Defesa civil da AMVALI e AMUNESC, Comitê Itapocu, Fractal Engenharia e deverá ser entregue às famílias que vivem em áreas de risco da região.

Seguindo a pauta, o Assessor de Comunicação Paulo Cesar Santos, ministrou a palestra, “Comunicação em Situação de Risco”. Enfatizou que os meios de comunicação são instrumentos essenciais em um momento de ameaça, pois a informação deve ser repassada de forma rápida e eficiente, evitando transtornos no repasse de informações inverídicas. Ilustrou que a Defesa Civil do Estado, possui páginas no Facebook, Instagram, Twitter e também utiliza um grupo no WhatsApp para repassar informações a imprensa.

Por fim, os membros do Colegiado de Defesa Civil e da Câmara Técnica de Prevenção, representados pela Engenheira florestal Karine Holler, apresentaram as ações estruturais e não estruturais realizadas para prevenir, mitigar, preparar e recuperar os desastres naturais nos municípios da região da AMVALI.


As principais ações realizadas nos municípios para prevenção, mitigação e preparação dos desastres são as limpezas e desassoreamentos dos rios Itapocu, Novo, Jaraguá, Rio da Luz, Rio Cerro, Itapocuzinho, São José, Itajuba e Cancela; demolição de casas em áreas de risco em Schroeder; palestras sobre Percepção de Risco em Corupá e Schroeder; Plano de Segurança de Barragens e PAE da PCH do Bracinho; as obras de fixação da Boca da Barra na foz do rio Itapocu; os Mapeamentos de Áreas de Risco realizados pelo CPRM nos municípios Corupá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Barra Velha; o monitoramento hidrometeorológico e o Plano de Prevenção de Cheias.

Já na recuperação, reconstrução e melhoramento das áreas atingidas por desastres, destaca-se os 15 kit’s de Transposição de Obstáculos na região instalados pela Secretaria de Defesa Civil Estadual; aquisição de galerias, pontes e obras de drenagem.

O objetivo do evento foi apresentar as ações de prevenção de desastres que estão ocorrendo no Vale do Itapocu e aproximar os meios de comunicação da Defesa Civil para que, em casos de situações de riscos, consiga-se fazer um trabalho conjunto para maior segurança de todos.

Matérias Relacionadas

Geral

Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital

Certificação de cópias passa a ser de forma online
Cartórios já podem autenticar documentos por meio digital
Geral

Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência

Os profissionais dos Creas auxiliam as mulheres vítimas de violações de direitos com encaminhamentos e orientações referentes a serviços de Saúde, Educação, Defensoria Pública, Jurídicos e outros que forem necessários
Equipamentos públicos prestam assistência às mulheres vítimas de violência
Geral

Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos

Choveu mais de 124 milímetros na madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
Chuva provoca alagamentos em Guaramirim; Veja fotos
Geral

Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba

Ninguém se feriu
Caminhão pega fogo na SC 108 em Massaranduba
Ver mais de Geral