dengue
Geral

Prestações de contas e denúncias na campanha podem afetar diplomação de eleitos

23 Out 2012 - 11h31

A Justiça Eleitoral está alertando os candidatos que concorreram nas eleições do dia 7 de outubro para que fiquem atentos aos prazos de entrega das prestações de contas das campanhas. Em Guaramirim, por exemplo, o cartório eleitoral espera o recebimento de cerca de 250 prestações de contas daqueles que concorreram em Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, conforme o chefe de cartório Francisco Claudino.

[jwplayer mediaid="68848"]

Segundo o chefe de cartório, contadores dos partidos e dos próprios candidatos estão buscando as informações para não ter problemas com a prestação de contas. Francisco alerta que é o prazo é curto.

[jwplayer mediaid="68846"]

Os eleitores podem acessar as contas via internet e nos murais dos cartórios eleitorais. Francisco Claudino diz ainda que a justiça eleitoral priorizará a avaliação das contas dos candidatos eleitos. Em caso de constatação de irregularidade nas contas, o eleito pode não ser diplomado. Outro fator que pode complicar a diplomação do eleito são as denúncias feitas durante o período eleitoral, como de compra de votos ou mesmo de propagandas irregulares. Ainda segundo ele, há três denúncias contra o prefeito atual reeleito de Massaranduba.

[jwplayer mediaid="68844"]

Dois dos três processos de Massaranduba pendentes de recursos no Tribunal Regional Eleitoral tratam da suposta compra de votos. De acordo com as denúncias, o atual prefeito teria usado máquinas da Prefeitura para abrir lagoas em propriedade rural durante o período de campanha. No mesmo período, teria levado uma carga de macadame a uma propriedade no interior. Já a terceira ação investiga uma reunião com servidores municipais, que também não seria permitida pela legislação eleitoral.

(ROGÉRIO TALLINI)

 

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral