Geral

Prestações de contas e denúncias na campanha podem afetar diplomação de eleitos

23 Out 2012 - 11h31

A Justiça Eleitoral está alertando os candidatos que concorreram nas eleições do dia 7 de outubro para que fiquem atentos aos prazos de entrega das prestações de contas das campanhas. Em Guaramirim, por exemplo, o cartório eleitoral espera o recebimento de cerca de 250 prestações de contas daqueles que concorreram em Guaramirim, Massaranduba e Schroeder, conforme o chefe de cartório Francisco Claudino.

[jwplayer mediaid="68848"]

Segundo o chefe de cartório, contadores dos partidos e dos próprios candidatos estão buscando as informações para não ter problemas com a prestação de contas. Francisco alerta que é o prazo é curto.

[jwplayer mediaid="68846"]

Os eleitores podem acessar as contas via internet e nos murais dos cartórios eleitorais. Francisco Claudino diz ainda que a justiça eleitoral priorizará a avaliação das contas dos candidatos eleitos. Em caso de constatação de irregularidade nas contas, o eleito pode não ser diplomado. Outro fator que pode complicar a diplomação do eleito são as denúncias feitas durante o período eleitoral, como de compra de votos ou mesmo de propagandas irregulares. Ainda segundo ele, há três denúncias contra o prefeito atual reeleito de Massaranduba.

[jwplayer mediaid="68844"]

Dois dos três processos de Massaranduba pendentes de recursos no Tribunal Regional Eleitoral tratam da suposta compra de votos. De acordo com as denúncias, o atual prefeito teria usado máquinas da Prefeitura para abrir lagoas em propriedade rural durante o período de campanha. No mesmo período, teria levado uma carga de macadame a uma propriedade no interior. Já a terceira ação investiga uma reunião com servidores municipais, que também não seria permitida pela legislação eleitoral.

(ROGÉRIO TALLINI)

 

Matérias Relacionadas

Geral

Militares brasileiros em Beirute estão bem, diz Marinha

Grande explosão na capital do Líbano deixou pelo menos dez mortos
Militares brasileiros em Beirute estão bem, diz Marinha
Guaramirim

Guaramirim confirma 12ª morte por coronavírus

O município já realizou 2993 testes, sendo 2190 descartados e 793 positivos para a doença
Guaramirim confirma 12ª morte por coronavírus
Jaraguá do Sul

Rua Uruguai interditada parcialmente a partir desta quarta-feira

A interdição ocorre devido a parada de caminhão para concretagem de laje e pilares em obras no Condomínio Residencial Carbon localizado naquela via
Geral

Samae esclarece sobre descarte de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus

A engenheira sanitarista e gerente de Resíduos Sólidos, Morgana Decker, explica que a principal recomendação para as pessoas que estão com covid-19 é descartar todos os resíduos no lixo comum, evitando a separação dos recicláveis pelo menos no período em
Samae esclarece sobre descarte de resíduos de pessoas contaminadas pelo coronavírus
Ver mais de Geral