Imobiliária Coralli
Segurança

Presos agente prisional e vigilante do Presídio de Joinville

25 Jul 2012 - 21h27

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Joinville cumpriu, nesta quarta-feira (25/07), dois mandados de prisão, contra um agente prisional e um vigilante (funcionário terceirizado) do Presídio Regional de Joinville.


A operação do GAECO - força tarefa formada pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Polícias Civil e Militar e Secretaria da Fazenda - contou com o apoio de Policiais Civis da 8ª Delegacia de Polícia de Joinville, Policiais Militares da Agência de Inteligência da Policia Militar (8º BPM) e servidores da Diretoria de Administração Penitenciária do Estado (DEAP).

A investigação que levou à operação de hoje foi iniciada pelo GAECO/Joinville no mês de junho deste ano, tendo como objetivo apurar participação de servidores públicos em corrupção passiva, facilitação de fuga de preso e entrada de celulares e drogas no estabelecimento prisional. No dia 17 daquele mês já haviam sido detidos um agente prisional, uma mulher e três detentos do presídio e apreendidas drogas e materiais de prova criminal.

A continuidade da apuração levou à coleta de novas provas e indícios que motivaram as prisões cautelares realizadas na manhã de hoje (uma em Joinville, outra em Araquari).


Visando obtenção de mais provas e indícios de ilícitos penais, foram cumpridos, também nesta quarta-feira, cinco mandados de busca e apreensão. Como resultado, foram apreendidas uma espingarda (CBC, calibre 22, com luneta), uma arma de fogo de fabricação alemã (calibre 765), e dezenas de munições de vários calibres no domicílio do agente prisional, detido em Araquari. O agente, assim, também acabou preso em flagrante por porte ilegal de armas e munições.

Todo o material apreendido será encaminhado ao Instituto Geral de Perícias de Joinville. Os detidos foram levados à Central de Polícia e serão, oportunamente, direcionados ao Presídio Regional.

Matérias Relacionadas

Santa Catarina

Polícia Civil desencadeia operação para cumprir 17 prisões contra organização criminosa

A investigação começou no final de 2019 com a identificação e a prisão de um integrante de uma organização criminosa
Polícia Civil desencadeia operação para cumprir 17 prisões contra organização criminosa
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra 17ª morte em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas foram confirmados 51 novos casos e 47 pacientes recuperados
Jaraguá do Sul registra 17ª morte em decorrência do coronavírus
Jaraguá do Sul

Convênio com PM resulta na construção de nova Guarda na entrada do 14º BPM

Serão investidos nesta melhoria, R$ 174,6 mil, recursos repassados através do Conselho Municipal de Trânsito
Convênio com PM resulta na construção de nova Guarda na entrada do 14º BPM
Geral

Estiagem prejudica o sistema de abastecimento de água de Santa Luzia

Nesta semana, os técnicos que operam o sistema constataram uma redução de 50% no nível de água do ribeirão onde ocorre a captação
Estiagem prejudica o sistema de abastecimento de água de Santa Luzia
Ver mais de Geral