Premix Concreto
Segurança

Presos agente prisional e vigilante do Presídio de Joinville

25 Jul 2012 - 21h27

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) de Joinville cumpriu, nesta quarta-feira (25/07), dois mandados de prisão, contra um agente prisional e um vigilante (funcionário terceirizado) do Presídio Regional de Joinville.


A operação do GAECO - força tarefa formada pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Polícias Civil e Militar e Secretaria da Fazenda - contou com o apoio de Policiais Civis da 8ª Delegacia de Polícia de Joinville, Policiais Militares da Agência de Inteligência da Policia Militar (8º BPM) e servidores da Diretoria de Administração Penitenciária do Estado (DEAP).

A investigação que levou à operação de hoje foi iniciada pelo GAECO/Joinville no mês de junho deste ano, tendo como objetivo apurar participação de servidores públicos em corrupção passiva, facilitação de fuga de preso e entrada de celulares e drogas no estabelecimento prisional. No dia 17 daquele mês já haviam sido detidos um agente prisional, uma mulher e três detentos do presídio e apreendidas drogas e materiais de prova criminal.

A continuidade da apuração levou à coleta de novas provas e indícios que motivaram as prisões cautelares realizadas na manhã de hoje (uma em Joinville, outra em Araquari).


Visando obtenção de mais provas e indícios de ilícitos penais, foram cumpridos, também nesta quarta-feira, cinco mandados de busca e apreensão. Como resultado, foram apreendidas uma espingarda (CBC, calibre 22, com luneta), uma arma de fogo de fabricação alemã (calibre 765), e dezenas de munições de vários calibres no domicílio do agente prisional, detido em Araquari. O agente, assim, também acabou preso em flagrante por porte ilegal de armas e munições.

Todo o material apreendido será encaminhado ao Instituto Geral de Perícias de Joinville. Os detidos foram levados à Central de Polícia e serão, oportunamente, direcionados ao Presídio Regional.

Matérias Relacionadas

Geral

App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví

Exclusivo para instituições do Terceiro Setor, religiosas ou não, o aplicativo, que é inteiramente gratuito, organiza processos e atividades centrais de cada entidade.
App gratuito ajuda entidades sem fins lucrativos na superação da crise instaurada pelo novo coronaví
Geral

Núcleo de Voluntariado da ACIJS lança iniciativa de valorização a ações solidárias na comunidade

A ideia é propagar experiências que fortaleçam propósitos que movem as pessoas individual e coletivamente
Geral

Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados

Um novo edital do programa que irá contemplar novos espaços para a comunidade jaraguaense deverá ser aberto ainda no primeiro trimestre de 2021.
Programa Adote o Verde fecha o ano com 59 espaços adotados
Geral

Previsão indica risco de temporais em SC

Essa condição começa do Oeste ao Planalto no decorrer da tarde desta quarta-feira (02), atingindo o Litoral Sul a partir da noite, estendendo-se a todas as regiões na madrugada e manhã de quinta-feira (03). 
Previsão indica risco de temporais em SC
Ver mais de Geral