GNet
SAMAE

Presidente do Samae esclarece questões sobre a autarquia

16 Mar 2016 - 14h50
Presidente do Samae esclarece questões sobre a autarquia  -

Izidoro expôs que o Samae hoje conta com 39.811 ligações de água em Jaraguá do Sul. O município ainda tem 21.215 ligações de esgoto, 710 km de redes de abastecimento, 390 km de redes de esgoto, tudo isso gerido por uma equipe de 197 servidores.

Ademir salientou a perspectiva de aumento da capacidade de tratamento do esgoto na cidade e o investimento nas questões de perdas em vazamentos. O objetivo é chegar ao patamar de 98% do esgoto tratado em Jaraguá, afirmou o presidente sem dar datas para o alcance da meta.


QUESTIONAMENTOS

O vereador Jair Pedri indagou Izidoro sobre as promessas da administração de que a cidade teria, ao final de 2014, 82% do esgoto tratado. Jeferson de Oliveira fez coro à reclamação. Para os parlamentares, houve muito investimento em mídia com campanhas publicitárias, mas o resultado prometido não fora alcançado.

Izidoro argumentou que foi dito que se poderia chegar ao patamar dos 82% de esgoto tratado em 2014, mas que isso depende de vários fatores. Um deles, cita o gestor, seria a ação por improbidade administrativa que um promotor de Justiça do município teria realizado e que interferiu no andamento das obras. Segundo Izidoro, a administração municipal ganhou a ação aqui em Jaraguá do Sul, mas a promotoria recorreu à segunda instância.


João Fiamoncini mostrou um vídeo com uma compilação de imagens que evidenciam problemas e transtornos causados pelas obras do Samae. O vereador citou uma declaração de Izidoro que afirmava que esses problemas são comuns e podem acontecer a qualquer hora.

O administrador rebateu alegando que esses transtornos estão fora do controle da entidade. Ele afirmou que existe um TAC que obriga o Samae a prestar assistência e que o tempo para chegar ao local do atendimento é de uma hora. Porém não há como evitar todas as ocorrências.

Os vereadores Eugênio Juraszek, Pedro Garcia, Natália Petry, Isair Moser e Amarildo Sarti elogiaram o trabalho feito pelo Samae nos últimos anos. Sarti ainda sugeriu a Izidoro que tecnologias estrangeiras pudessem ser implementadas aqui no município. O vereador citou projetos europeus que permitem às companhias de água e esgoto produzirem sua própria energia elétrica. Pedro Garcia lembrou que Jaraguá do Sul tem garantia de abastecimento por mais 25 anos e atribui isso ao bom trabalho realizado pela atual gestão.

GNet

Matérias Relacionadas

Educação

Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs

No dia 10 de fevereiro haverá a divulgação da lista e posterior chamada das crianças para as vagas 2022
Secretaria de Educação de Jaraguá divulga cronograma para cadastramento nos CMEIs
Economia

95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais

Dados são do Setor de Posturas da Prefeitura. Novo decreto deve regulamentar a atividade no município.
95% dos ambulantes de fora de Jaraguá têm registros policiais
Política

Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira

Vicente Caropreso se reuniu com governador na terça-feira (26) para tratar da assinatura da ordem de serviço e de outras pautas da região
Governo vai autorizar início da obra de revitalização da SC 110 na sexta-feira
Esportes

Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado

A concentração para o pedal está marcada para às 8h30, com saída às 9h
Corupá sedia pedal inaugural do Circuito Vale dos Encantos no sábado
Ver mais de Geral