Eleições 2020
Acijs

Presidente da ACIJS faz balanço do primeiro ano da gestão

17 Jan 2017 - 11h29
Ao avaliar o primeiro ano de gestão, Donini lembra que, historicamente, a ACIJS sempre atuou pautada em um alinhamento central que considera sua participação como porta-voz de setores produtivos importantes na economia de Jaraguá do Sul e de Santa Catarina, que colocam o município entre os mais importantes polos industriais do Sul do Brasil.

 

Neste contexto, a ACIJS sempre teve ciência do seu papel na defesa dos interesses dos segmentos que representa, com uma participação superior a 80% de seus associados no valor adicionado de todos os impostos proporcionais à movimentação econômica do município, mas também quanto à responsabilidade social. Esta atuação, portanto, é permeada pela representatividade no associativismo empresarial, mas também na preocupação com a sustentabilidade e no desenvolvimento com qualidade de vida da comunidade.

 

No que se refere ao posicionamento comunitário, a ACIJS entende que a sociedade organizada deve se manter atuante quanto à atuação dos representantes políticos. Neste sentido, a ACIJS participou de iniciativa do Centro Empresarial de campanha nas eleições, atuando em dois momentos: propondo aos candidatos à Prefeitura e à Câmara de Vereadores medidas para a redução de despesas e maior eficiência de gestão na administração pública na cidade, e também estimulando os eleitores para a votação em candidatos ao Poder Legislativo melhor preparados para a função com o slogan “Um vereador para chamar de meu”. Num terceiro momento, alinhada a este mesmo conceito, a campanha buscou envolver a comunidade no acompanhamento do trabalho dos 11 vereadores eleitos, com o lançamento de um conjunto de cartões impressos que trazem o perfil dos vereadores e as principais propostas que apresentaram durante o período eleitoral. Batizada de “Adote um vereador”, a campanha pretendeu estabelecer um vínculo mais efetivo da Câmara de Vereadores e a população.

 

“Em todas as etapas desta ação a ideia sempre é contribuir de maneira propositiva para que a cidade volte a se posicionar com destaque no estado, agregando qualidade à gestão pública. No caso dos vereadores, mesmo que eventualmente entre os eleitos não esteja o nome que inicialmente escolhemos, que após o pleito que se pense coletivamente, no bem da cidade, adotando um ou até mais vereadores, e assim a comunidade possa acompanhar o trabalho dos parlamentares, conferindo se as suas atitudes vão ao encontro daquilo que entendemos ser positivo para que Jaraguá do Sul se desenvolva com qualidade”, resume Giuliano Donini.

 

A atual diretoria também dedicou atenção especial à Educação, dando continuidade ao projeto iniciado na gestão anterior de melhoria dos indicadores, por meio de uma ação conjunta com o município. “Buscamos alcançar resultados que refutamos da maior importância para termos cidadãos melhor preparados: a melhor capacitação de professores, a qualificação do ensino em sala de aula, o engajamento dos pais, e a melhoria de condições no ambiente escolar”, explica o presidente, lembrando que o efeito prático é a melhora dos indicadores do IDEB, entre outros aspectos. Este trabalho, mesmo com um tempo ainda relativamente curto de realização, vem apresentando resultados no ensino fundamental, de responsabilidade do município, e a expectativa é de avançar ainda mais, com a inclusão de escolas de nível médio, de responsabilidade do Governo do Estado.

 

Como resultado de avaliações feitas por uma comissão, depois da escolha em 2015 de professores que se destacaram e receberam como prêmio uma viagem de intercâmbio à Alemanha, em 2016 será concedido o prêmio Educador Nota 1000 que permitirá a professores do município outra viagem de estudos fora do Brasil.

 

Fortalecimento do associativismo

 

Junto com temas como educação, saúde, segurança pública e a mobilidade, a ACIJS dedicou atenção à inovação. A entidade acompanha a estruturação do Centro de Inovação, em fase de implementação no município como nas premissas do Distrito de Inovação e da Lei Municipal de Inovação. “Entendemos esta diretriz como caminho para um novo ciclo de desenvolvimento lastreado na economia real, mas voltado para uma visão de médio e longo prazo da matriz econômica local”, afirma Giuliano Donini.

 

De maneira geral, a atual diretoria – empossada em março – mantém uma linha de atuação que se caracteriza pela continuidade das ações de diretorias anteriores. Há um alinhamento central, com a renovação destas ações na medida em que as metas são alcançadas, mas preservando a filosofia em três eixos centrais, de estímulo ao empreendedorismo, de valorização e fortalecimento do associativismo, e de incentivo ao voluntariado e ao envolvimento comunitário.

 

A representação junto aos associados é reforçada pela participação nas plenárias onde são tratados temas de interesse das empresas e comunidade e eventos organizados também pelos Núcleos Setoriais. Neste primeiro ano da atual diretoria, foram realizados mais de 80 eventos e cerca de 40 reuniões plenárias, com público superior a 16  mil pessoas, e um índice de satisfação até novembro de 95%.

Matérias Relacionadas

Economia

Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS

A nova possibilidade poderá ser usada em 2021
Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS
Economia

Confiança do Consumidor tem primeira queda desde maio

Pesquisa foi feita pela Fundação Getulio Vargas
Confiança do Consumidor tem primeira queda desde maio
Educação

Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior

Em 2018, as matrículas dos calouros representavam 39,8% do total
Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior
Educação

Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos

Serão entregues 197 milhões de livros em municípios de todo o país
Correios e MEC preparam a entrega de 197 milhões de livros didáticos
Ver mais de Geral