transito
Geral

Premiê palestino condena atentado que matou uma em Jerusalém

23 Mar 2011 - 17h27

O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, condenou nesta quarta-feira o atentado a bomba em um terminal de ônibus de Jerusalém, que provocou a morte de uma mulher e feriu ao menos outras 24 pessoas.


Esta foi a primeira explosão do tipo desde 2004 na cidade, disputada como capital por israelenses e palestinos. No começo da década, auge da revolta palestina, militantes realizavam constantes ataques a bomba em Jerusalém e outras grandes cidades israelenses.

Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, mas a polícia acusa militantes palestinos. O ataque ocorreu em meio a uma retomada da violência, depois de dois anos de calma desde a operação Chumbo Fundido, quando israelenses invadiram a faixa de Gaza. A guerra, que foi de dezembro de 2008 a janeiro de 2009, deixou cerca de 1.400 palestinos mortos.

No começo do mês, cinco membros de uma família foram mortos a facadas em sua casa, em um assentamento judaico na Cisjordânia. Nesta semana, Israel viu um número recorde de mais de 50 foguetes atingirem o sul do país, lançados de Gaza.

O ministro de Defesa, Ehud Barak, sugeriu que o grupo palestino Hamas seria responsável. "Nós não vamos tolerar os danos aos cidadãos israelenses, nem no sul, nem em Jerusalém", disse. "Hamas é responsável por lançar foguetes contra Beersheba e esta responsabilidade tem um preço", disse, em referência ao lançamento de foguetes contra o sul do país, também nesta quarta-feira.

O primeiro-ministro palestino reprovou "qualquer ataque violento contra civis de ambos os lados" e disse que "a onda de violência deve parar".

"Condeno nos termos mais duros o ataque terrorista, independentemente de quem estiver por trás dele", disse Fayyad em comunicado no qual assegurou estar acompanhando de perto o episódio e expressou seu desejo de que as vítimas se recuperem o mais rápido possível.

ATAQUE

A bomba explodiu aproximadamente às 15h (10h em Brasília), em um ponto de ônibus na entrada do Centro de Convenção Internacional e do lado oposto da estação central de ônibus --uma área lotada de pedestres e passageiros.


O som da explosão foi ouvido por várias quadras em Jerusalém e quebrou as janelas de dois ônibus lotados. As equipes de resgate removeram feridos cheios de sangue em macas.

Inicialmente, a explosão deixou apenas feridos, quatro deles com gravidade. Mas o porta-voz da polícia, Micky Rosenfeld, afirmou que uma mulher de 60 anos não resistiu aos ferimentos e morreu.

A polícia fechou o local pouco após a explosão e lançou uma busca por mais explosivos. Inúmeras equipes de emergência também trabalham no local, observados por dezenas de pedestres.

O chefe de polícia de Jerusalém, Aharon Franco, disse que a bomba tinha cerca de um ou dois quilos e foi plantada em uma maleta na calçada. Ele disse ainda que a polícia está em alerta para outros ataques.

Um paramédico disse que estava com colegas em um local próximo para discutir envio de uma equipe ao Japão, quando ouviu a explosão.

"Nós não esperamos nem um segundo, nós apenas levantamos e corremos à estação de ônibus. Eu vi duas mulheres no chão, inconscientes e cobertas de sangue", disse Motti Bukchi.

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Lançada licitação para pavimentação dos acessos à nova Ponte do Brasão, em Jaraguá do Sul

Além dos acessos, será pavimentada a principal via que fará a ligação da ponte com a Rua Feliciano Bortolini. O prazo para execução da obra é de 180 dias e a abertura das propostas será no dia 4 de julho de 2025
Lançada licitação para pavimentação dos acessos à nova Ponte do Brasão, em Jaraguá do Sul
Geral

SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira

Além da chuva volumosa, também há condição para a ocorrência de temporais isolados, que podem ser acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco baixo a moderado para danos
SC tem previsão de chuva intensa e risco de temporais entre quinta e sexta-feira
Geral

Morre Erico Borinelli, fundador do Rancho Bom Supermercados

Informações sobre velório devem ser divulgadas em breve
Morre Erico Borinelli, fundador do Rancho Bom Supermercados
Geral

Incêndio destrói cozinha de restaurante em Jaraguá do Sul

Corpo de Bombeiros de Jaraguá do Sul enviou duas viaturas e seis bombeiros ao local
Incêndio destrói cozinha de restaurante em Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral