transito
Fundo de Cultura

Prefeitura solicita recursos do Fundo de Cultura para adquirir imóvel no Rau

30 Nov 2015 - 18h48

Técnicos da Fundação Cultural e o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen, apresentaram a integrantes do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) – entre eles sua presidente Edilma Lamanhê – o imóvel que a prefeitura jaraguaense pretende adquirir no bairro Rau para implantar um espaço destinado a atividades da classe cultural. A visita ao local ocorreu na última quinta-feira (26) e foi solicitada pelos conselheiros para avaliar a possibilidade de atender ao pedido da administração municipal, que está solicitando ao Concultura a liberação de R$ 500 mil do Fundo Municipal de Cultura exclusivamente para a aquisição do imóvel.


Edilma Lamanhê informa que essa vista técnica ao imóvel ofereceu mais subsídios aos conselheiros para a análise do projeto recebido pelo Concultura, que tem reunião extraordinária marcada para esta quarta-feira (2), a partir das 8 horas, na Fundação Cultural. O assunto deverá ser um dos itens da pauta dessa plenária, que também discutirá a elaboração do Edital destinado a inscrições de projetos para captação de recursos junto ao Fundo Municipal de Cultura. Ela diz que não é possível prever se haverá uma definição já nesta semana, pois algum conselheiro pode pedir vistas ou solicitar mais detalhes sobre o projeto. Outra reunião do Concultura – a plenária ordinária de dezembro – está agendada para o próximo dia 9.

PROJETO – De acordo com o supervisor Administrativo dos Processos de Tombamento da Fundação Cultural e também vice-presidente do Concultura, Egon Lotário Jagnow, a quantia solicitada é para cobrir parte do valor total de R$ 1,6 milhão desse imóvel, que envolve um terreno de 3.705 m², com duas construções: um sobrado (653,63 m²) e um mercado antigo (240,70 m²). Ele explica que a diferença da quantia será com recursos da Prefeitura ou através de permuta de imóveis. “Temos um projeto para a utilização e preservação dessa propriedade, mas somente poderemos buscar recursos para fazer as intervenções necessárias depois de ser adquirida pela administração municipal”, acrescenta.

O projeto prevê a restauração do imóvel e sua utilização para atividades culturais, implantação de espaços de lazer e estacionamento. A proposta indica as seguintes possibilidades de uso do local: Oficinas de Artes ou Escola Municipal de Artes; Galeria Municipal de Artes; auditório para reuniões, oficinas, cursos e apresentações; espaços de atividades culturais diversas pelas entidades e agentes culturais.

Egon Jagnow destaca que o imóvel já é tombado como patrimônio histórico do município por sua edificação – datada da década de 50 do século passado – apresentar aspectos de uma época de transição das técnicas construtivas, com o implemento do uso do concreto e do aço, que começaram a ser utilizados na nossa região na década de 1940, característica da arquitetura modernista. Segundo ele, para que o espaço continue sendo referência histórica para os cidadãos jaraguaenses, o projeto propõe que sua denominação seja Centro Cultural Waldemar Rau ou Centro Cultural Mercado Rau. “É um espaço oferecido à classe artística e aos que fazem cultura em Jaraguá do Sul, num local privilegiado, próximo aos centros educacionais universitários e do centro de inovação tecnológica", complementa.


Fontes: Egon Lotário Jagnow – diretor Financeiro da Fundação Cultural (47 – 2106-8700); Edilma Lamanhê – presidente do Concultura (47 – 3275-2477 ou 8447-1587)

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral