samae/schtuzen
Geral

Prefeitura regulamenta incentivos fiscais para atrair novos investimentos a Guaramirim

Conforme o prefeito, neste primeiro momento, o incentivo busca adequar a legislação municipal para atender empresas que já estão no radar de Guaramirim, com intermediação da Sicos

16 Out 2025 - 08h15Por Janici Demetrio
Prefeitura regulamenta incentivos fiscais para atrair novos investimentos a Guaramirim - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O prefeito Adriano Zimmermann assinou nesta terça-feira (14) o Decreto nº 2.159/2025, que regulamenta a concessão dos estímulos fiscais e incentivos econômicos previstos na Lei Municipal nº 4.658/2019. O objetivo é atrair novos investimentos, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), visando incrementar a arrecadação de impostos e a geração de emprego e renda em Guaramirim.

Conforme o prefeito, neste primeiro momento, o incentivo busca adequar a legislação municipal para atender empresas que já estão no radar de Guaramirim, com intermediação da Sicos.

“Definimos os valores e benefícios com foco em empreendimentos de grande porte, que não gerem concorrência com as indústrias locais”, destacou Zimmermann.

O decreto define critérios, prazos e procedimentos para empresas que desejarem solicitar os benefícios fiscais, como isenção e prorrogação de tributos municipais. De acordo com o documento, os empreendimentos que atenderem aos requisitos poderão obter:

•    Isenção de 100% do IPTU e ITIVI (Imposto de Transmissão Inter Vivos) por um período de cinco anos;
•    Prorrogação de cinco anos para pagamento do ISSQN, incluindo o da construção civil, com juros reduzidos de 1% ao ano;
•    Incentivos econômicos limitados a 2% do valor total do investimento do projeto aprovado.

Os projetos serão analisados pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e avaliados pela Comissão de Análise de Projetos Incentivados (CAPI), que emitirá parecer técnico sobre a viabilidade e os impactos econômicos dos benefícios solicitados.

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no InstaFace e YouTube 
Envie vídeos, fotos e informações pelo whats 47 98465-0122

Segundo o decreto, poderão receber os incentivos empresas que realizem atividades pioneiras ou de alta tecnologia, com investimentos a partir de R$ 50 milhões e geração de mais de 100 empregos diretos, ou que apresentem projetos de grande porte, com investimento acima de R$ 200 milhões e criação de mais de 500 empregos diretos.

Zimmermann destaca que as adequações, além de criarem um ambiente favorável para atração de novos empreendimentos, também devem contribuir para melhorar o desempenho de Guaramirim no Índice de Participação dos Municípios (IPM) do ICMS de Santa Catarina.

Matérias Relacionadas

Geral

35ª Schützenfest tem maior público para uma noite de abertura

Evento começou na noite desta quinta-feira e segue até o dia 16
35ª Schützenfest tem maior público para uma noite de abertura
Geral

Samae anuncia data de funcionamento do novo PEV Nereu Ramos

O novo Ponto de Entrega Voluntária está localizado na Rua Olindo Gadotti, n° 630, na esquina com a Rua Hilário Murara
Samae anuncia data de funcionamento do novo PEV Nereu Ramos
Geral

Desfile festivo da Schützenfest: 42 entidades foram homologadas

O local do desfile mudou, será na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, partindo das proximidades da Praça Paul Harris, em direção à Praça Ângelo Piazera
Desfile festivo da Schützenfest: 42 entidades foram homologadas
Geral

Atenção, famílias! Confira as regras para entrada de menores na 35ª Schützenfest

É necessário apresentar documento pessoal com foto, tanto o menor, como o acompanhante
Atenção, famílias! Confira as regras para entrada de menores na 35ª Schützenfest
Ver mais de Geral