GERAL

Prefeitura lacra shopping na região da 25 de Março

07 Mai 2019 - 18h42Por Bruno Ribeiro

Um shopping de comércio popular (com boxes de produtos importados) foi fechado na manhã desta terça-feira, 7, na Rua Barão de Duprat, na região da Rua 25 de Março, centro de São Paulo. No local, agentes da Prefeitura e da Receita Federal estimaram em até meio milhão o total de relógios falsificados estocados para a venda, que foram apreendidos.

Além das lojas, o prédio funcionava como depósito e uma espécie de "fábrica": os clientes escolhiam o modelo de preferência e, na hora de pagar, qual seria a marca. "Eles colavam um adesivo com a marca que queriam", disse o secretário-executivo da Prefeitura Fábio Lepique, mostrando um selo da italiana Ferrari colado em seu relógio, um Apple Watch.

A ação começou a ser planejada há três meses. Um escritório que representa fabricantes de relógio europeus contratou uma empresa de investigação particular paulista, que passou a colher provas na ação de falsificadores. Filmaram produtos, pessoas e locais. Depois, compartilharam as informações com a Prefeitura e a Receita Federal, que fizeram a blitz nesta manhã, depois de um planejamento que demorou três semanas.

O investimento privado se explica pela abrangência do negócio, segundo os agentes da Prefeitura. O comércio varejista, com escolha até da marca, como disse Lepique, era apenas um dos ramos. No atacado, os relógios eram vendidos para os Estados do nordeste: o atacadista fazia a compra de dezenas ou até centenas copiados de marcas como Rolex e Montblanc e os produtos eram enviados diretamente para o ônibus do sacoleiro, estacionado nas ruas do entorno, que de lá seguia para o restante do País.

Foram 40 agentes da Prefeitura, acompanhados de guardas-civis municipais e de agentes da Receita. O órgão de controle fiscal federal chegou a montar uma operação, com nome e comunicado à imprensa. A "Operação Chronos" estimou em R$ 50 milhões o total de mercadorias apreendidas. Os boxes que vendiam outros tipos de mercadorias fecharam as portas assim que a ação teve início, e a Rua Barão de Duprat, confusa com carros, caminhões e pedestres dividindo as ruas, como é comum na região da 25, ficou ainda mais tumultuada. O quarteirão do shopping foi fechado.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) esteve no fim da manhã no local, que fica a algumas quadras de seu gabinete. Falou do número de apreensões de produtos piratas na 25 de Março desde que assumiu e prometeu manter a fiscalização. "Contrabando e pirataria é um jogo de perde-perde. Perde a população, que compra um produto de péssima qualidade, perdem as marcas, que investem e, portanto, têm sua patente desrespeitada, perde o comerciante que opera dentro da legalidade."

O prédio do shopping pertence ao empresário de ascendência chinesa Low Kim Chong. A Legislação prevê a lacração do complexo inteiro, uma vez que o shopping possuía só um alvará de funcionamento (e não para cada shopping). "A não ser que a defesa consiga apresentar aqui algo que a gente não consegue visualizar, em uma situação como essa a legislação permite cassar o alvará. E aí só uma nova pessoa jurídica, uma nova pessoa física pode reiniciar esse processo na Prefeitura para a reabertura desse espaço", afirmou o prefeito.

A Prefeitura estima em 20 as ações que resultaram em fechamento de lojas que vendiam produtos falsificados desde o ano passado. Um balanço com o saldo das operações deve ser divulgado nos próximos dias.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral