Agricultura

Prefeitura implanta monitoramento de pragas em bananais

09 Fev 2012 - 17h07

A Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura está implantando um sistema de monitoramento de pragas em bananais do município jaraguaense, em parceria com a Associação dos Bananicultores de Jaraguá do Sul (Abajas) e a Epagri. O trabalho é realizado por uma equipe de seis integrantes - quatro da prefeitura jaraguaense e um de cada instituição parceira - desde novembro do ano passado, depois de passar por uma capacitação na estação da Epagri, em Luis Alves, um dos municípios que já utiliza este sistema há alguns anos e com bons resultados, segundo o agrônomo da prefeitura jaraguaense, Roberto Nagel. Integrante da equipe técnica de monitores, Nagel informa que a ideia é proporcionar aos bananicultores do município a aplicação de tecnologias que tragam retorno para eles tanto na produção de bananas com mais qualidade como no uso racional de agrotóxico.

{Player#1}

A iniciativa está sendo desenvolvida experimentalmente e tem como projeto piloto a propriedade do produtor Pedro Bockor, que cultiva 15 mil pés de bananas em uma área de oito hectares localizada no Ribeirão das Pedras. Ele considera o trabalho muito importante e acredita que vai economizar e aumentar a produtividade do seu bananal.

{Player#2}

O agrônomo Roberto Nagel diz que o próximo passo é levar o monitoramento a outros bananais de Jaraguá do Sul. Num estágio mais adiantado do projeto, a previsão é que sejam implantadas estações meteorológicas para fornecer informações que serão cruzadas com esses dados da avaliação biológica da praga.

 (ROGÉRIO TALLINI)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Idoso morre eletrocutado no Norte de SC

A suspeita é de que o idoso tenha colocado a mão na cerca elétrica.
Idoso morre eletrocutado no Norte de SC
Geral

Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo

Fato ocorreu às 19h20 desta sexta-feira (7)
Incêndio em residência mobiliza bombeiros no bairro Jaraguá Esquerdo
Geral

Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder

A ocorrência foi registrada pelos bombeiros voluntários às 5h13 desta sexta-feira (7)
Tamanduá-mirim é resgatado após invadir residência em Schroeder
Geral

Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua

A reunião teve como objetivo a integração cada vez maior entre os órgãos que lidam com pessoas em situação de rua, para que as ações sejam mais efetivas e tenham consequências mais duradouras, como o encaminhamento aos serviços adequados
Público, privado, polícia e MP debatem pessoas em situação de rua
Ver mais de Geral