dengue 2
GERAL

Prefeitura diz que não fará novas concessões de parques sem plano diretor

22 Mar 2019 - 18h37Por Tulio Kruse

A Prefeitura de São Paulo se comprometeu a não lançar nenhum edital para concessão de parques na cidade sem a apresentação prévia de planos diretores, que definem as regras de uso para cada local. A promessa foi resultado de uma audiência de conciliação com o vereador Gilberto Natalini (PV), que havia entrado com uma ação popular contra a concessão do Parque Chácara do Jockey, na zona oeste de São Paulo.

O acordo, que contou também com a assinatura do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), ocorre duas semanas após a Prefeitura já ter se comprometido com a elaboração de um plano para o Parque do Ibirapuera antes de entregá-lo à iniciativa privada. No caso da Chácara do Jockey, a Prefeitura concordou com os mesmo termos do acordo anterior, e além disso, aceitou a elaboração de planos como pré-requisito para a abertura de qualquer edital de concessão de parques.

O prazo para a entrega dos planos diretores pela Prefeitura é de seis meses. Nos dois casos, o contrato com o vencedor da concessão só será assinado após a apresentação de cada plano. O acordo também prevê que alterações sejam feitas no contrato a partir do plano diretor e, caso a empresa não aceite os novos termos, o segundo colocado seja convocado.

As duas audiências ocorreram após Natalini ter entrado na Justiça com ações que pediam suspensão e anulação das concessões de seis parques. O vereador alega que os contratos que a Prefeitura propôs não garantiam o cumprimento de lei ambientais da cidade.

A abertura dos envelopes para a concessão do Parque Chácara do Jockey está mantida para a próxima terça-feira, 26.

"A concessão não poderá prejudicar nenhum serviço ambiental prestado pelo Parque", diz o vereador Natalini. "(O plano diretor) será feito com toda a transparência, com audiências públicas. E no final, eu e o promotor, se concordarmos com o plano, assinaremos o acordo. Se não, a licitação perde o efeito."

Contatada, a Prefeitura enviou à reportagem o termo de audiência, mas não se pronunciou sobre o acordo.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral