Geral

Prefeitura de Joinville anuncia o segundo grande concurso público desde 2009

06 Mar 2012 - 13h14

Pouco mais de dois anos após abrir um de seus maiores concursos públicos, que previa preencher quase 800 vagas, a Prefeitura de Joinville anunciou nesta semana outra seleção, desta vez para 335 vagas.

O número alto de vagas para duas carreiras específicas mostra os principais déficits no quadro de funcionários municipais: há 164 postos para médicos, oito deles para o Hospital Municipal São José, e outros 38 para professores (clique e veja onde estão as vagas abertas).

As inscrições serão aceitas até 2 de abril, e as provas estão marcadas para 29 de abril.

A maioria das vagas será destinada ao quadro de servidores da Prefeitura (263). Outras 46 são para o São José (onde o cargo com mais vagas é o de técnico de enfermagem, com 30).

As 26 restantes são para a Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville (Conurb), que tem maior necessidade por agentes de trânsito (20), dos quais é exigido diploma de ensino médio. Há também vagas para quem tem ensino fundamental. O cargo com mais postos é o de cozinheiro (30).

Coordenador dos núcleos de gestão da Secretaria de Gestão de Pessoas, Eduardo André Torres, presidente da comissão organizadora, acredita que a procura será grande em alguns postos.

- Cargos como agente de trânsito e administrativo oferecem bons salários e exigem apenas o ensino médio -, avalia.

Segundo Torres, a partir de 23 de abril serão divulgados os locais de prova. Em outros 105 cargos, a intenção é criar cadastro para cobrir eventuais vagas.

O anúncio do edital já começa a influenciar a abertura de turmas nos cursinhos da cidade. Formado em administração, Jair Antunes de Souza, 54 anos, já se inscreveu em dez concursos e foi aprovado em quatro.

Ele deve ser chamado neste ano para trabalhar no Banco do Brasil, mas não desistiu da ideia de fazer parte dos quadros da Prefeitura.

- Dependendo dos cargos oferecidos, é possivel que eu me inscreva também -, afirmou.

Ele fez cursinho em 2011 e pretende começar outro neste ano.

Para os aprovados no concurso passado, há uma esperança técnica. O edital do concurso feito em novembro de 2009 determinava validade de dois anos a partir da homologação da lista de aprovados (que saiu em 31 de março de 2010), com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. O que foi feito, diz Torres.

Portanto, aprovados ainda podem ser chamados até 2013.

- As vagas oferecidas neste concurso (de 2012) são para cargos em que não existe fila de espera de outros concursos -, garantiu.

Assim como há dois anos, as provas ficarão a cargo da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc). Conforme a Prefeitura, a universidade foi escolhida com dispensa de licitação porque outras instituições não manifestaram interesse em fazer o concurso.

Também segundo a Prefeitura, o acordo estabelece que a Sociesc ficará com o dinheiro das inscrições, cujas taxas variam de R$ 30 a R$ 80. Desde 2007, a Sociesc foi responsável por oito processos seletivos da Prefeitura (para ACTs e estagiários, por exemplo) e por nove concursos, inclusive para a Águas de Joinville.

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Ver mais de Geral