transito
Geral

Prefeitura de Jaraguá segue com a recuperação das áreas atingidas pela enxurrada

Inicialmente foram removidos os entulhos e liberados os acessos das vias e residências, o próximo passo é recompor o que foi danificado

02 Fev 2024 - 11h19Por Janici Demetrio
Prefeitura de Jaraguá segue com a recuperação das áreas atingidas pela enxurrada - Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul Crédito: Divulgação / Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul continua com os trabalhos de limpeza e recuperação das áreas atingidas pela enxurrada do domingo (28). Quatro bairros da cidade foram os mais afetados (Barra do Rio Molha, parte da Barra do Rio Cerro, São Luís e Tifa Martins). Em torno de 70 pessoas estão envolvidas, diretamente, na força-tarefa. Até agora, cerca de 500 toneladas de entulhos já foram removidos desses locais.

Os danos maiores foram causados por deslizamentos de terra, infiltrações e sobrecarga na rede de drenagem pluvial. As ruas Arnoldo Leonardo Schmitt, Ana Zacko, Pedro Winter e Adolfo Antônio Emmendoerfer, na Barra do Rio Molha, bastante danificadas, já estão sendo recuperadas, tanto na parte de drenagem, quanto de recomposição do pavimento.

Além disso, outras ações como enrocamentos, contenção de encostas e recuperação de pontes, pontilhões e travessias também deverão ocorrer. A estimativa é de que sejam necessários cerca de R$ 20 milhões para recuperar as áreas afetadas.

“Nossos esforços estão concentrados na recuperação das áreas afetadas, o mais rápido possível. Inicialmente foram removidos os entulhos e liberados os acessos das vias e residências, o próximo passo é recompor o que foi danificado”, explica o Secretário de Obras, Otoniel da Silva.


A Defesa Civil recebeu por meio da Ouvidoria, 80 chamados ao longo da semana e segue atendendo as situações, por ordem de gravidade. A força-tarefa ocorre em parceria com as Secretarias Municipais, Samae, bem como empresas terceirizadas que prestam serviços para o município.

“Tivemos uma semana atípica. Começamos focados no suporte às pessoas atingidas pela enxurrada de domingo, que gerou transtornos e perdas. Seguimos trabalhando na reconstrução dos locais afetados. Decretamos Situação de Emergência e estamos fazendo levantamento sobre os prejuízos para o comércio nestas áreas. Logo tudo estará reorganizado, como era antes da enxurrada. Esta união de esforços e comprometimento de todos faz a diferença, é nossa marca",  finaliza o prefeito Jair Franzner.

Levantamento sobre danos no comércio e indústria
Durante a semana a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, iniciou um levantamento sobre os eventuais estragos causados pela chuva do domingo em estabelecimentos comerciais e industriais. Um formulário para preenchimento on-line foi disponibilizado no site e será encaminhado à Defesa Civil Estadual e à Defesa Civil Nacional, com o objetivo de buscar soluções junto ao Governo Estadual e Federal.

Situação de Emergência
O prefeito Jair Franzner decretou na segunda-feira (29), Situação de Emergência em Jaraguá do Sul, em função dos transtornos e prejuízos causados pela enxurrada. O decreto permite uma resposta mais rápida por parte do Município às demandas geradas por conta do desastre natural. Também há a possibilidade de liberação de recursos federais e estaduais disponibilizados para ações de resposta a estes desastres e de recuperação dos cenários afetados, mediante apresentação de um Plano de Trabalho. A situação de anormalidade, prevista no decreto, é válida “apenas para as áreas do Município, comprovadamente, afetadas pelo desastre natural.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Trânsito

Vandalismo ou tentativa de furto deixa ponte às escuras na região central de Jaraguá do Sul

Sistema foi religado de forma paliativa, há necessidade de refazer a instalação
Vandalismo ou tentativa de furto deixa ponte às escuras na região central de Jaraguá do Sul
Geral

Comboio de Jaraguá do Sul chega a Roca Sales

A equipe de servidores da Prefeitura, com máquinas e caminhões, chegou agora à tarde para ajudar nos trabalhos de reconstrução da região do Vale do Taquari
Comboio de Jaraguá do Sul chega a Roca Sales
Ver mais de Geral