dengue
Geral

Prefeitura de Jaraguá já aceita assinatura digital em autodeclaração

Além de facilitar a vida dos cidadãos que querem empreender, reduzindo a quantidade de documentação necessária, a Prefeitura de Jaraguá do Sul oferece desde segunda-feira (21) outra inovação tecnológica para reduzir o tempo para abertura de empresas: a as

24 Out 2019 - 13h40Por Da Redação

Além de facilitar a vida dos cidadãos que querem empreender, reduzindo a quantidade de documentação necessária, a Prefeitura de Jaraguá do Sul oferece desde segunda-feira (21) outra inovação tecnológica para reduzir o tempo para abertura de empresas: a assinatura digital.

Trata-se de uma certificação de que a pessoa assinou o documento, mas de forma digital. Antes, os empreendedores, ou seus contadores, precisavam imprimir em papel a autodeclaração (documento necessário para o alvará de atividade), coletar as assinaturas necessárias, escanear o papel e anexá-lo no sistema Fly Protocolo da prefeitura. Agora é possível – para aqueles que querem - certificar eletronicamente o documento (sem precisar imprimir ou escanear), estando o empreendedor em qualquer lugar do mundo. 

Após a assinatura digital da autodeclaração – documento único para a abertura do processo -, o setor de Protocolo da prefeitura verifica a validade da assinatura e, estando em conformidade, insere o processo no sistema para a abertura da empresa. Em poucos dias, o empresário ou o contador recebe, por e-mail, as guias para pagamento da taxa de Alvará Sanitário e Alvará de Licença.

Após o pagamento, em até 48 horas a prefeitura é automaticamente notificada e emite o alvará para funcionamento da empresa. Esse alvará, até o momento, deve ser pego pessoalmente no setor de Protocolo da Prefeitura de Jaraguá do Sul. “Mas já estamos trabalhando para que também isso não seja mais necessário. Quanto mais facilitarmos a vida de quem quer empreender em Jaraguá, melhor”, adianta Márcio da Silveira, diretor de Tecnologia da Informação da prefeitura.

Como fazer uma assinatura digital

Para criar uma assinatura digital é necessário um certificado de autenticação. Ao enviar um documento assinado digitalmente, um certificado e uma chave pública também são enviados. Os certificados são emitidos por uma autoridade de certificação. Um certificado normalmente tem validade de um ano. Após esse período o signatário deve renovar ou obter um novo certificado de autenticação para estabelecer sua identidade.

Autoridade de certificação (CA) - Uma autoridade de certificação é uma entidade semelhante a um cartório público. Emite certificados digitais, assina certificados para verificar sua validade e controla quais certificados foram revogados ou expiraram. Entre outras vantagens, a assinatura digital garante autenticidade e integridade do documento (garante que o conteúdo não foi alterado).

Em Jaraguá do Sul, a Associação das Pequenas Empresas do Vale do Itapocu (Apevi) oferece esse serviço para os pequenos empreendedores. O atendimento é realizado sob agendamento pelo telefone (47) 3275-7004 e pelo e-mail apevi@apevi.com.br. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Ver mais de Geral