transito
Geral

Prefeitura de Guaramirim faz abordagem a pessoas em situação de rua com apoio da PM

A iniciativa faz parte de um cronograma de intervenções coordenadas, com o objetivo de oferecer acolhimento, encaminhamentos e orientação técnica às pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que busca preservar o uso adequado dos espaços públicos

07 Ago 2025 - 09h45Por Janici Demetrio
Prefeitura de Guaramirim faz abordagem a pessoas em situação de rua com apoio da PM - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (7), às 7h30, uma força-tarefa integrada realizou uma abordagem programada em três locais com registro recorrente de pessoas em situação de rua em Guaramirim: a antiga Estação Ferroviária, o entorno do Palácio Municipal de Esportes Rodolfo Jahn e a Praça Cantalício Érico Flores. A ação contou com a participação da Polícia Militar e das secretarias de Saúde, Assistência Social e Habitação, e Governança e Articulação.


Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no 
InstaFace e YouTube
 

A iniciativa faz parte de um cronograma de intervenções coordenadas, com o objetivo de oferecer acolhimento, encaminhamentos e orientação técnica às pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que busca preservar o uso adequado dos espaços públicos.

Durante a ação, nove pessoas foram abordadas. Apenas uma aceitou encaminhamento para atendimento hospitalar. As demais receberam orientações sobre os serviços de saúde e acolhimento disponíveis no município, mas optaram por não aderir.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Francine Espezim, destaca que a pasta já realizou diversas ações de sensibilização ao longo dos últimos meses, porém os resultados foram limitados.

“Nos deparamos agora com um novo perfil de pessoas, muitas vezes mais resistentes e até agressivas, que recusam qualquer tipo de abrigo ou atendimento”, ressalta.

Um dos pontos abordados, a antiga Estação Ferroviária, encontra-se interditado pela Defesa Civil devido ao risco estrutural. Por isso, além da abordagem social, foi instalada uma tela de proteção e isolamento para impedir o acesso ao local e garantir a segurança tanto dos frequentadores quanto da comunidade.

A administração reforça a importância de não oferecer esmolas, e sim apoiar ações e políticas públicas que buscam soluções estruturais e de longo prazo para a situação de vulnerabilidade social.

Matérias Relacionadas

Geral

Festival Nossa História movimenta Jaraguá do Sul e região neste fim de semana

O evento promete reunir milhares de pessoas em uma grande celebração da cultura, história e tradição jaraguaense
Festival Nossa História movimenta Jaraguá do Sul e região neste fim de semana
Geral

Fim de semana com tempo bom e queda acentuada de temperatura a partir de segunda-feira

Fim de semana com tempo bom e queda acentuada de temperatura a partir de segunda-feira
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Cápsula do tempo enterrada em 1976 é aberta nas comemorações dos 150 anos de Jaraguá do Sul

A "capsula do tempo", enterrada há 50 anos, foi aberta na manhã desta sexta-feira, em uma solenidade histórica e cheia de significado
Cápsula do tempo enterrada em 1976 é aberta nas comemorações dos 150 anos de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral