dengue
Geral

Prefeitura de Guaramirim estima em mais de R$ 1 milhão de prejuízos com chuvas

O levantamento prévio apontou que mais de 200 residências sofreram algum tipo de dano

11 Fev 2020 - 06h00Por Janici Demetrio

A Defesa Civil de Guaramirim ainda contabiliza os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. Conforme o diretor de Defesa Civil, Ezequiel de Souza, estima-se em mais de R$ 1 milhão em prejuízos, acrescentado que o município ainda aguarda o reconhecimento de emergência, decretado ainda na semana passada.   

O levantamento prévio apontou que mais de 200 residências sofreram algum tipo de dano, como enxurradas (com água nas casas e diversas ruas), deslizamento de terra e queda de muros e árvores. Não houve feridos.   

Na Vila Brumüller, cerca de 50 famílias ficaram isoladas devido ao desmoronamento de terra que bloqueou a SC-108 no KM 35.   

Ezequiel ressalta que as dez casas interditadas no morro do Schimidt, na semana passada, permanecem interditada.   

O deputado Vicente Caropreso sugeriu ao governador do Estado, Carlos Moises, a criação de uma força-tarefa envolvendo a secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil para resolver os problemas causados pelas chuvas em vários bairros de Guaramirim. O deputado solicitou ainda que o Estado de Emergência municipal seja reconhecido o mais rápido possível pelo Estado. 

O diretor de Defesa Civil orienta os moradores de encostas para ficarem atentos com relação aos riscos de desmoronamentos.  

Durante a tarde de segunda-feira (10) ocorreu a retirada do material que desceu na SC 108 e que interditou completamente a rodovia no KM 35. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil estadual, Osvaldo Gonçalves, já na sexta-feira da semana passada percebeu-se que poderia ocorrer um deslizamento de terra naquele trecho, isso porque, segundo ele, o solo está saturado.   

Por conta do deslizamento no km 35, foi necessária a liberação do contorno no Morro do Schimidt. Isso, para que as cerca de 50 famílias da Vila Brumüller e Morro da Mariquinha, no bairro Rio Branco, não ficassem isoladas. Porém, com a desobstrução da via, no KM 35, o acesso vai voltar a ser fechado para garantir a segurança na obrada Vila Freitas.  

A partir da próxima quarta-feira (12) a previsão indica melhoras do tempo, com isso, a Defesa Civil espera a retomada das obras de recuperação da SC 108, no bairro Rio Branco.    

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral