Itapocu
Geral

Prefeitura de Guaramirim decreta situação de emergência e anuncia locação de ETA móvel

Proposta do decreto e medidas emergenciais foram apresentadas aos vereadores na tarde de quinta-feira (13)

14 Fev 2025 - 17h35Por Janici Demetrio
Prefeitura de Guaramirim decreta situação de emergência e anuncia locação de ETA móvel - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Guaramirim, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Águas de Guaramirim, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (14) diante do crítico cenário de abastecimento, tratamento e distribuição de água, que se agravou ainda mais após as chuvas na tarde de ontem (13).

Desde janeiro, com o aumento das temperaturas, a cidade tem enfrentado desabastecimento frequente nos bairros devido à alta demanda, que ultrapassa a capacidade de produção da Águas de Guaramirim, administrada pela empresa EBS. 

LEIA TAMBÉM: FIESC prevê alta de 3,86% para setor de borracha e plásticos em SC

A Prefeitura adotou medidas emergenciais, como a instalação de uma bomba no R3, o reforço na busca por vazamentos (foram 17 consertos de rede apenas em fevereiro) e a ampliação da equipe responsável pela manutenção. No entanto, as medidas foram insuficientes para sanar a questão em toda cidade. Os bairros mais afetados são: Corticeira, Avaí, Amizade e Caixa D’Água.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Geovani Satler, o decreto visa acelerar a implementação de melhorias e a liberação de recursos, além de sensibilizar a população sobre a importância de economizar água, especialmente neste período de calor. É necessária uma redução de, pelo menos, 25% no consumo.

Entre as ações que serão adotadas, destaca-se a locação de uma estação de tratamento móvel, com capacidade de produzir 20 litros por segundo e custo mensal aproximado de R$ 80 mil.

"Confirmamos com a Celesc uma nova ligação de poste trifásico próxima à Águas de Guaramirim para suprir essa demanda. A infraestrutura existente está sendo adaptada para receber a estação móvel. Em dez, quinze dias, ela deve começar a operar", explica. 

A instalação de uma segunda estação móvel em outro ponto de captação e com maior capacidade também está sendo avaliada. Outra ação importante é a ronda pelos boosters (bombas de pressurização) e obras de manutenção e melhorias, como a aquisição de tubulações e implantação de novas redes.

A Águas de Guaramirim possui capacidade para produzir 151 litros de água por segundo, enquanto a demanda atual é de 186 l/s, podendo atingir até 225 l/s durante os dias mais quentes. Segundo o especialista em saneamento básico, César Arenhardt, cerca de 50% da produção é perdida durante o processo de tratamento e distribuição, resultando em um índice de abastecimento por habitante abaixo do recomendado para áreas urbanas, que é de 150 litros por pessoa.

O especialista também pontua que o sistema da Águas de Guaramirim está obsoleto, carece de investimentos estruturantes há 15 anos e não acompanhou o crescimento populacional do município.

A Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Águas de Guaramirim, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e EBS, e com o auxílio de uma consultoria especializada, buscará soluções para o saneamento no município a curto, médio e longo prazo, ajustando o sistema à realidade populacional. Estão sendo avaliadas parcerias com o Samae e a Águas de Schroeder. A ampliação dos reservatórios e a instalação de uma ETA no R3 são alternativas consideradas.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Corte do orçamento federal para infraestrutura frustra SC, diz FIESC

Para a entidade, decisão não leva em conta o montante elevado de recursos enviados pelo estado a Brasília
Corte do orçamento federal para infraestrutura frustra SC, diz FIESC
Geral

Festival da Canção 2025 tem 158 inscritos

As eliminatórias ocorrem de 04 a 06 de abril no CEU Mestre Manequinha. Os classificados disputarão as finais na Scar em junho
Festival da Canção 2025 tem 158 inscritos
Geral

Bota Fora passará por quatro bairros nesta sexta (28) e sábado (29), em Guaramirim

A iniciativa já recolheu 950 m³ de resíduos volumosos, como móveis e eletrodomésticos velhos.
Bota Fora passará por quatro bairros nesta sexta (28) e sábado (29), em Guaramirim
Ver mais de Geral