Geral

Prefeitura de Corupá vai retomar Programa de Controle do Borrachudo

23 Abr 2021 - 15h00Por Janici Demetrio
Prefeitura de Corupá vai retomar Programa de Controle do Borrachudo  - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Na quinta-feira (22), o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, acompanhado dos vereadores, Nilton Richter e Benjamin Tamanini, esteve reunido com o técnico agrícola, Ivan Roberto Kirchner, para conhecer detalhes sobre o produto biológico de controle à larva do borrachudo, cuja incidência vem aumentando bastante no município. Também participaram do encontro o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Lucas Trevisan e o Diretor da Defesa Civil, Veríssimo Garcia.

De acordo com Ivan Kirchner, o produto é aplicado com uma bomba convencional nos rios e ribeirões onde são encontradas as larvas do borrachudo.

“O ingrediente é composto de cristais proteicos, que aplicados na água, são filtrados e ingeridos pelas larvas e em até 24 horas, elas morrem”, destacou. Ele ressalta que a eficácia é de 90% e o produto pode ser usado também no combate ao mosquito da dengue e do pernilongo. 

Para o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini, o combate ao borrachudo representa mais qualidade de vida, principalmente, aos moradores do interior, onde a incidência do inseto é muito grande. Ele ressalta que vem recebendo diversas mensagens de produtores, solicitando a intervenção do poder público na solução do problema.

“Assim como o maruim, o borrachudo tira a tranquilidade das pessoas e pode também transmitir algumas doenças. Nos próximos dias, vamos lançar o processo de licitação para compra do produto. Paralelamente, estão ocorrendo reuniões com os agricultores interessados no outro produto que controla o maruim e em breve, ele voltará a ser distribuído também”, destacou. 
 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

Setor produtivo e parlamentares terão audiência com ministro da Infraestrutura

Em reunião semipresencial, nesta segunda-feira (17) representantes do COFEM e parlamentares debateram uma agenda conjunta de prioridades
Geral

Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem

Dados de uma pesquisa referente ao ano de 2020, revelaram que 91% da população entrevistada em nosso município pratica a reciclagem em suas residências.
Jaraguá do Sul é destaque no Dia Mundial da Reciclagem
Geral

Hoje é o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia

Em 17 de maio de 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, a data é símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito
Geral

Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal

A iniciativa surgiu como uma forma de colaborar com as instituições que enfrentam ainda mais dificuldades em manter o trabalho de resgate e acolhimento a pets abandonados
Lez a Lez lança acessório fashionista com toda renda revertida para ONGs de apoio à causa animal
Ver mais de Geral