dengue 2
Programa Internet para Todos

Prefeitura de Corupá adere ao Programa Internet para Todos

13 Mar 2018 - 14h25

No total 2.471 municípios adeririam ao programa. A cerimônia de adesão contou com a presença do presidente Michel Temer e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab, presentes e ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).


O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a Prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem.

O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos menores que os praticados pelas operadoras de internet. Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas a partir de maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia em todo o Brasil.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Além dos convênios com as prefeituras, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do País, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

Corupá solicitou a adesão no começo deste ano. Segundo o prefeito João Carlos Gottardi, a implantação é importante para o município, pois vai facilitar o acesso à internet de modo rápido no interior do município para os agricultores, além de favorecer o atendimento ao turista. O próximo passo para implantação do programa em Corupá, será a instalação de uma antena pela Prefeitura que irá assumir os custos com a segurança e energia elétrica, além de encaminhar projeto à Câmara Municipal para aprovar isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para a operação do programa. O usuário pagará uma taxa para utilização do serviço de internet, mas que segundo o Ministério ficará bem abaixo da cobrada atualmente no mercado de internet banda larga.

Posto de Saúde

Ainda em Brasília, nesta terça-feira o prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, participa de audiência com o Ministro da Saúde Ricardo Barros e o senador Paulo Bauer para apresentar o projeto de um novo posto de saúde no bairro João Tozini. A audiência foi marcada pelo deputado estadual Vicente Caropreso. Segundo Gottardi, o projeto que vai ser apresentado em Brasília é o mesmo que está pronto desde o ano passado e que foi feito numa parceria entre a diretoria de planejamento da Prefeitura e a Amvali.


Também em Brasília, o prefeito participa de agenda no Ministério das Cidades onde vai acompanhar o andamento do Programa Avançar Cidades em que o município se inscreveu para receber recursos para a pavimentação de 17 ruas.


 

Matérias Relacionadas

Geral

Santa Catarina registra primeira geada do ano

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a menor temperatura registrada no Vale Caminhos da Neve foi de 1,5°C.
Santa Catarina registra primeira geada do ano
Educação

Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil

Nas duas unidades do IFSC em Jaraguá do Sul o calendário acadêmico está mantido até este momento, mas com reajustes nos cronogramas das aulas
Greve de servidores afeta Universidades e Institutos Federais em todo o Brasil
Geral

Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia

Justiça decidirá se Érica será solta ou mantida na prisão
Mulher que levou idoso morto a banco passa por audiência de custódia
"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Ver mais de Geral