novas lixeiras

Prefeitura apresenta projetos de lixeiras e placas de sinalização urbana

27 Ago 2018 - 14h53

Na oportunidade, os vereadores conheceram o novo modelo das lixeiras que serão instaladas em ruas, praças, pontos de ônibus e espaços públicos.


Segundo Bertoldi “serão adquiridas 1.100 lixeiras, a empresa vencedora da licitação terá o prazo de 60 dias para a instalação. As lixeiras serão de polipropileno e terão proteção anti-UV e a base/haste será de tubo de aço, pintura a pó, eletrostática, no cor preta fosco. A aquisição das referidas lixeiras se fazem necessárias, mantendo assim, a cidade limpa e organizada”.

O segundo projeto que foi apresentado e que será enviado para apreciação dos vereadores, objetiva a troca de placas de logradouros, semi pórticos e defensas existentes no Município. O secretário apresentou a situação atual destes equipamentos que estão danificados e aproveitou para apresentar o projeto dos novos modelos.

Hoje há 5.750 placas de logradouros no Município, o objetivo é a substituição de 100% destas placas. Com relação ao semi próticos são 240 de trânsito e 181 de turismo, o objetivo é realizar a substituição de todos os semi próticos danificados do Município. Já algumas novas defensas já começaram a serem instaladas em algumas ruas da cidade e será autorizada a exploração econômica de publicidade pela iniciativa privada.

O secretário Eduardo Bertoldi explicou que este projeto inclui placas de logradouros, semi próticos e defensas e ressalta que o Município não terá nenhum ônus. A empresa que vencer a licitação terá a autorização para a exploração econômica de publicidade e deverá fornecer, instalar e realizar a manutenção  destes equipamentos.

Após discorrer sobre os dois referidos projetos, o secretário aproveitou para apresentar outras ações que o Executivo está realizando através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo no Município, como a substituição de lâmpadas de mercúrio e vapor de sódio por luminárias de LED, que além de proporcionar maior segurança aos munícipes e maior visibilidade, também economizam energia e embelezam a cidade. Serão instaladas 4.500 luminárias de LED em todo Município, sendo que a primeira etapa está sendo concluída e serão instaladas 2.073 luminárias, atendendo 46 ruas.

Outra ação apresentada foi o investimento na revitalização das praças localizadas na Rua Presidente Epitácio Pessoa, na Rua Gumercindo (próximo a Caixa Econômica Federal), na praça do Expedicionário (próximo ao terminal) e na praça do Centro Histórico.

O secretário também discorreu sobre o novo pátio de veículos localizado em Nereu Ramos, que já está operando há 290 dias. Segundo Bertoldi “neste período já foram aprendidos 1.948 veículos, destes 1.657 foram liberados e 291 retidos”.

O próximo assunto foi referente a fiscalização de antenas de rádio base e de telefonia, onde 32 encontravam-se irregulares. Outra ação desenvolvida pela secretaria foi em parceria com a Celesc, referente ao cabeamento de empresas de telefonia, onde foram aplicados mais de R$ 100mil em multas. Alguns cabeamentos encontravam-se soltos ou emaranhados.

Na sequência, o secretário explanou sobre a atualização do mapa urbano do Município, que teve a inserção de 70 novas denominações de ruas, 68 novas ruas, 28 novas estradas municipais (JGS), 21 novas denominações de servidões, sete novas denominações de JGS e cinco novas servidões.

Outros trabalhos realizados são a agilidade na emissão de alvarás, na abertura de empresas e na análise de processos, dentre outras ações que vem sendo realizadas pela secretaria.

Após a apresentação, os vereadores aproveitaram para sanar dúvidas e elogiaram o secretário pelos trabalhos realizadas frente a Secretaria de Planejamento e Urbanismo.


Resumo dos assuntos tratados:

Projeto de novas lixeiras;

Projeto de  troca de placas de logradouros, semi pórticos e defensas;

Substituição de luminárias de LED;

Revitalização das praças;

Pátio de Veículos;

Fiscalização de antenas de rádio base e telefonia;


Cabeamento de empresas de telefonia em parceria com a Celesc;

Mapa Urbano;

Agilidade na emissão de alvarás, na abertura de empresas e na análise de processos.
 

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral