transito
GERAL

Prefeitura anuncia vencedores da licitação da varrição e prevê economia

09 Mar 2019 - 21h38

A Prefeitura de São Paulo anunciou neste sábado, 9, os vencedores da licitação para os contratos de varrição na cidade. Desde 2014, o contrato havia encerrado e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e o atual prefeito, Bruno Covas, haviam prorrogado o acordo para não interromper o serviço de limpeza. A administração municipal estimou em R$ 14,5 milhões a economia mensal, chegando a R$ 524,8 milhões nos três anos de contrato, mas não divulgou o valor global.

A licitação foi acompanhada pelo Tribunal de Contas do Município e pelo Ministério Público.

Em janeiro, a Justiça chegou a proibir o prosseguimento do certame a pedido de uma das empresas interessadas, mas liberou a disputa três dias depois. O jornal O Estado de S. Paulo mostrou em dezembro que a economia gerada pelo novo contrato chegou a causar estranheza em um promotor, já que supostamente levantaria suspeita sobre os valores anteriormente praticados.

Segundo a Prefeitura, o que permitiu a economia foi um novo patamar de competitividade.

"Com a estratégia de dividir a cidade em seis lotes e somente uma empresa ou consórcio trabalhar em cada um, abre-se um aumento de competitividade. Logo, conseguimos ampliar a concorrência para mais empresas e, assim, garantir o melhor preço, junto com qualidade de serviço. A Amlurb recebeu 18 propostas e hoje estamos anunciando as seis vencedoras. É um resultado extremamente significativo para a cidade de São Paulo" disse Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da autarquia, em nota distribuída pela Prefeitura.

A gestão Covas disse que, ao todo, foram 35 dias de análise das documentações recebidas no processo licitatório, no qual a Comissão Especial de Licitação (CEL) iniciou na sexta-feira, 8, o julgamento dos documentos de habilitação dos envelopes abertos na sessão pública realizada nos dias 18 de janeiro e 25 de fevereiro. "Na análise em questão, foram levadas em consideração todas as exigências propostas no edital como habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômica e financeira, qualificação técnica, Recursos materiais - equipamentos, equipamentos e pessoal."

A Prefeitura diz que o contrato traz melhorias na execução dos serviços de limpeza urbana. "O edital prevê a inclusão da destinação final dos resíduos, triagem e tratamento adequado, como, por exemplo, enviar os recicláveis às cooperativas e às centrais mecanizadas. Assim como a operação de pátios de compostagem, aumento de varrição mecanizada, fiscalização/monitoramento com utilização de ferramentas de tecnologia e a utilização desses dados para melhoria da gestão de resíduos."

Empresas vencedoras por lote:

Lote I - Corpus Saneamento e Obras LTDA

Lote II - Sustentare Saneamento S/A

Lote III - Consórcio Locat SP

Lote IV - Consórcio Limpa SP

Lote V - Consórcio SP Mais Limpa

Lote VI - Consórcio Ecoss Ambiental

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral