Plenária da CDL
Prefeito participa da plenária da CDL e lança selo em prol da reciclagem
A reunião, realizada no Salão Nobre do Cejas (Centro Empresarial), teve a presença do prefeito Dieter Janssen, que apresentou dados sobre a reciclagem de lixo no município e estimulou os participantes a aderir ao projeto que visa à distribuição de sacolas verdes em todo o comércio local.
O objetivo é aumentar os índices jaraguaenses de reciclagem e, assim, além de colaborar com o meio ambiente, também reduzir os gastos com coleta, transbordo e destinação final do lixo. Segundo o prefeito, a cidade produz cem toneladas de resíduos por dia, o que gera um custo de R$ 10 milhões anuais.
Iniciativas como o programa Recicla Jaraguá têm servido para mudar esse cenário. “Hoje, 30% do lixo é encaminhado para reciclagem. Em 2013, eram 3%”, destacou Janssen. Porém, para que o projeto tenha ainda mais adesão, é necessária a distribuição da sacola verde. Ela é própria para a colocação de materiais recicláveis e custa R$ 800 mil por ano ao município. No entanto, diante do momento de instabilidade econômica, a compra dos itens foi suspensa com o objetivo de reduzir custos operacionais.
Nesse sentido, Prefeitura e CDL se uniram no intuito de incentivar os comerciantes a oferecer a sacola verde aos consumidores. Na noite de ontem, 31, o prefeito lançou, durante a plenária, o selo que será disponibilizado ao lojista que aderir à ação. “É um plus para o cliente, mostra que ele é um parceiro", explicou.
Conforme o presidente da entidade, Marcelo Nasato, a CDL trabalha, no momento, na sensibilização para que todos os mercadistas e varejistas troquem as embalagens comuns por outras na cor da campanha. Diversos supermercados e lojas já aderiram à ideia e outros aguardam o término do estoque de sacolas para fazer a substituição.
VENDAS
Paralelamente à discussão acerca do projeto, a reunião ainda recebeu o consultor Daniel Fonseca, que deu dicas de comunicação estratégica para vendas. Segundo ele, é preciso, mais do que nunca, investir em relacionamento e treinamento. "As pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz. Elas compram significados”, enfatizou.