transito
Prefeitura de Corupá

Prefeito de Corupá e presidente da Aciac participam de fórum sobre desenvolvimento econômico em São José

07 Mar 2017 - 20h20
Integra a programação do evento, a palestra de abertura com a cientista social e política, Elis Radmann, que vai abordar a “Relação pública/privada no processo de governança e diversificação econômica“. O evento tratará sobre os movimentos comportamentais da sociedade frente ao atual cenário político e econômico, saber do seu papel e como enfrentar os desafios, além de cases de sucesso e destaques municipais.

O Fórum é uma realização da Facisc que conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO) de Santa Cruz, (Bolívia).

Cases

Entre os bons exemplos a serem apresentados no fórum de hoje e amanhã está do município de Itá, no Oeste, que implantou o DEL e vem alcançando resultados positivos. A cidade criou ações para a promoção do turismo e de esporte local, como por exemplo, a estruturação do calendário de eventos municipal. Também estão sendo desenvolvidos projetos com parcerias públicas e privadas, gerando empregos e movimentando a economia da cidade, como por exemplo, o projeto do Balanço Gigante e o trem que fará passeios turísticos ligando a parte baixa à parte alta da cidade.

Fraiburgo foi a primeira cidade a implantar o DEL em Santa Catarina. Entre muitos resultados alcançados, um dos destaques foram os ganhos na produtividade do setor lácteo, que gerou um incremento de 8,6 milhões na economia e 137,21% no movimento agrícola do município entre 2010 a 2015.

O Programa

O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Por meio do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico. E então, cria-se um conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.

Em Santa Catarina, a Facisc foi a responsável por adaptar o Programa DEL inicialmente em 17 municípios e tem como objetivo pensar a cidade para daqui a 20 anos, com foco no planejamento, execução e resultados. A metodologia implantada pela Facisc e associações empresariais das cidades onde existem o Programa, já contabiliza resultados positivos em todos os municípios. Muitos desses resultados poderão ser conhecidos durante o 3º Fórum do DEL, que acontece hoje e amanhã em São José.

Atualmente o Programa DEL está em funcionamento nas cidades de Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã D’Oeste, Salto Veloso, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Curitibanos, Tijucas, Scroeder, Arrio Trinta, Cunha Porã e Seara. Em Rio Negrinho e Ibirama, o programa está em fase de implementação.

O prefeito João Gottardi tem uma boa expectativa sobre o fórum do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e acredita ser um excelente meio de vínculo entre o poder público e iniciativa privada para ser implementado em Corupá.

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral