Geral

Prazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira

A data faz parte do calendário de atividades a serem executadas devido ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro)

22 Out 2021 - 10h13Por Janici Demetrio
Prazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira - Crédito: DivulgaçãoPrazo para reformas nos cemitérios termina nesta sexta-feira - Crédito: Divulgação

O prazo para reformas e construções nos cemitérios municipais de Jaraguá do Sul termina nesta sexta-feira (22). A data faz parte do calendário de atividades a serem executadas devido ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro). Pessoas que fizerem reformas de jazigos ou construções, devem obedecer este prazo, além de deixar o local limpo, inclusive, removendo entulhos e lixo provenientes destas ações.

O mesmo calendário estabelece que até o domingo (24), será permitida a utilização de mangueiras e lavadoras de alta pressão para a limpeza dos túmulos. Já a partir de segunda-feira (25), somente será permitido o uso de balde, escovas, vassouras e panos para a limpeza estas estruturas. A partir da quinta-feira (4), os serviços de reforma e construção poderão ser retomados.

O calendário foi divulgado no último dia 11 de outubro, estabelecendo uma série de restrições a partir do dia 22 de outubro e que valem até o dia 4 de novembro.

A Diretoria de Administração, responsável pela manutenção dos cemitérios municipais, solicita a todos que cumpram os prazos estabelecidos e tomem as devidas precauções durante os serviços, a fim de não prejudicar aqueles que já prepararam as sepulturas de familiares para as celebrações de Finados.

LICENÇA
Para qualquer serviço de manutenção e/ou reforma em túmulos ou jazigos é obrigatório o requerimento de licença à Prefeitura. Os assuntos pertinentes às construções, reformas, atualização e/ou recadastramento e, demais informações devem ser tratados diretamente pelo número 2106-8263.

HORÁRIOS
Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h30 às 18h. Excepcionalmente nos dias próximos ao Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h.

VELAS
Não é permitido acender velas em qualquer local do cemitério, sendo o visitante orientado a utilizar somente o velário e as cruzes do cemitério para este fim.

COMBATE AO AEDES AEGYRPTI
Outras medidas são necessárias para a segurança dos visitantes e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, febre amarela e Zika. Neste caso, são proibidos utilizar vasos ou recipientes de vidro; vasos e recipientes com água; arranjos, vasos e recipientes com invólucros plásticos. Também, é expressamente proibida a colocação de vasos com água no interior dos jazigos e capelas tumulares. Todos

Serão removidos todos os materiais que possam acumular água.

Coroas e vasos de flores naturais são removidos tão logo comecem a murchar.

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES:
- Até 22/10 (sexta-feira), deverão ser concluídos os trabalhos de reforma e construção em geral. O local deverá ser limpo. Entulho, lixo e demais materiais devem ser recolhidos, garantindo a segurança dos visitantes.
- Até 24/10 (domingo), será permitida a utilização de mangueiras e lavadoras de alta pressão para a limpeza dos túmulos.
- A partir de 25/10 (segunda-feira), somente será permitido o uso de balde, escovas, vassouras e panos para a limpeza dos túmulos.
- A partir de 4/11 (quinta-feira), os serviços de reforma e construção podem ser retomados.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral