dengue 2
Alistamento Militar

Prazo para fazer o alistamento militar encerra em uma semana

23 Jun 2016 - 18h25
Lembrando que a partir de agora o cadastramento é feito pela internet. A ferramenta é nova e passou a ser utilizada, em forma de testes, no início deste ano. Santa Catarina é um dos oito estados do Brasil que participam do projeto.

Para fazer o alistamento via internet, basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e ter em mãos, CPF, Certidão de Nascimento e endereço de e-mail, preferencialmente pessoal.  Após a finalização do cadastro o jovem deve imprimir o número de protocolo que será apresentado no dia do Juramento a Bandeira.

O responsável pelo órgão em Jaraguá do Sul, Wanderlei Chaves, destaca a importância de informar um endereço de e-mail correto. Ele afirma que todas as informações, inclusive a data do Juramento a Bandeira, serão repassadas por e-mail. O jovem que não receber as informações por e-mail até o dia 10 de julho deve procurar a Junta Militar, que em Jaraguá fica no prédio da rodoviária, bairro Vila Baependi. Quem tiver dúvidas ou não conseguir fazer o alistamento via internet pode procurar o órgão, que em Jaraguá atende de segunda a quinta-feira das 13h às 19h e nas sextas-feiras das 08h às 13h.

Em 2015, mais de dois mil jovens prestaram juramento a bandeira na região.

Ao contrário do que havia sido anunciado no ano passado, os jovens que se alistarem em 2016 em Jaraguá do Sul não serão obrigados a prestar o serviço militar. A alteração se deve à crise financeira do Ministério da Justiça, que sofreu ajustes no orçamento para este ano. O Juramento a Bandeira deve ocorrer em setembro, no entanto, não há data definida.

Saiba mais:

Desde 1º de janeiro está aberto o período de alistamento militar obrigatório, que termina no dia 30 de junho. O Ministério da Defesa estima em 2 milhões o número de jovens que farão o alistamento em 2016, sendo que 100 mil devem ser incorporados ao serviço militar em um dos três ramos das Forças Armadas: Aeronáutica, Exército e Marinha. Confira abaixo as principais informações que você deve saber sobre como se alistar.

Outras respostas estão disponíveis no site http://dsm.dgp.eb.mil.br. O alistamento pela internet estará disponível neste ano para jovens residentes de nove Estados, clique aqui para saber mais.

1) Quem deve realizar o alistamento militar?
É obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016. As mulheres estão isentas do Serviço Militar obrigatório, mas podem ingressar nas Forças Armadas mediante concurso público.

2) Onde é realizado o alistamento militar?
O alistamento é realizado na Junta de Serviço de Militar mais próxima de seu domicílio. A Junta é um órgão administrado pela prefeitura municipal de cada cidade, onde é possível solicitar declaração comprovando o seu comparecimento ao alistamento para justificativa no trabalho ou na escola.

3) Quais documentos devem ser apresentados?
Para realizar o alistamento, é preciso levar:


4) E se eu perder o prazo de alistamento?
Você deve comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima, pagar uma multa e realizar o seu alistamento militar. O valor da multa é de R$ 3,71.

5) O que acontece se eu não me alistar?
Não estar em dia com as suas obrigações militares impede:

6) Posso adiar o alistamento militar?
Não. O alistamento é obrigatório e deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos de idade. O que pode ser feito é, durante a fase de alistamento, solicitar o adiamento de incorporação caso seja convocado a cumprir o serviço militar obrigatório. Neste caso, o serviço é cumprido na turma seguinte.

7) O adiamento é diferente para quem cursa faculdade de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária?
Sim. Esses estudantes podem solicitar o adiamento de incorporação até o término do curso. Eles ficam, contudo, obrigados a participar do processo seletivo para Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) das Forças Armadas, destinado à formação de oficiais temporários.

8) Como é o alistamento para pessoas com necessidades especiais ou deficiência física ou mental?
Basta ir à Junta de Serviço Militar e solicitar o Certificado de Isenção (CI). É realizado exame médico nos casos em que a incapacidade física ou mental não é aparente.

9) O que é Seleção Geral?
É a fase em que o brasileiro se apresenta a uma comissão de seleção das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) a fim de concorrer à incorporação no quartel. Ele é submetido a uma série de testes compreendendo uma inspeção de saúde (exame dentário, médico e de esforço físico), testes de seleção e entrevista. Os aprovados podem ser distribuídos a uma Seleção Complementar no Quartel ou, caso exceda a necessidade, ser dispensado do Serviço Militar. É preciso obedecer as seguintes orientações:


10) O que acontece com o alistado que não se apresenta na Seleção Geral?
Deverá retornar a Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento da multa prevista na legislação vigente para ser encaminhado novamente à seleção geral.

11) O que é o Certificado de Alistamento Militar (CAM)?
Certificado de Alistamento Militar (CAM) é o documento comprovante da apresentação para a prestação do Serviço Militar inicial. Será fornecido gratuitamente pela Junta de Serviço Militar (órgão alistador). Nos limites da sua validade, e com as anotações devidas, o CAM é, ainda, documento comprobatório de que o brasileiro está em dia com as suas obrigações militares.

12) Ter tatuagem impede de servir as Forças Armadas?
Não.

13) O que faço se faltar no juramento à bandeira?
Comparecer a Junta de Serviço Militar para agendar uma nova data de juramento e, assim, retirar o comprovante de que fez o alistamento.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa

 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Ver mais de Geral