Geral

Praga pode impedir crescimento da produção de arroz no Norte do Estado

15 Fev 2012 - 15h04

O clima está favorável para a colheita do arroz, que acontece de janeiro a março. Os dias de muito sol e pouca chuva nas últimas semanas permitiram que as colheitadeiras invadissem as plantações do Litoral Norte.

Mas, a expectativa dos rizicultores não é das mais otimistas. Os produtores estimam que a produção deve se manter no patamar do ano passado e de 2010, quando houve queda de cerca de 15% nj produção em relação a 2009, o melhor ano dos últimos quatro.

O presidente da Associação dos Rizicultores do Litoral Norte Catarinense (Arinca), Orlando Giovanella, avalia que dificilmente o volume deve ser superior às 2,9 milhões de sacas - 14 mil toneladas - produzidas em 2011. Segundo ele, o principal motivo é o ataque do fungo que causa a brusone, doença que atingiu parte das lavouras na época da floração do grão, no final do ano passado.

Giovanella explica que a chuva que caiu na segunda quinzena de dezembro impediu a fixação do pesticida, impedindo que o controle do fungo fosse realizado da forma adequada.

- Isso prejudicou a qualidade do grão, que ficou com um tamanho inferior ao ideal-, destaca, explicando que a praga costuma se proliferar principalmente em épocas de clima quente e úmido.

- Conheço agricultores que perderam até 20% da produção realizada até agora por causa do fungo.

É o caso do agricultor Alceu Jacomeli. Ele conseguiu fazer a colheita dos 15 hectares do terreno no bairro Brüderthal, no interior de Guaramirim, em apenas três dias. O trabalho resultou na produção de 1.810 sacas de 50 quilos, que foram vendidas para uma cerealista da região.

Mas ele esperava mais. Jacomeli calcula que, se o fungo não tivesse atacado a plantação, a produção poderia chegar ao mesmo volume de 2009, quando conseguiu colher 2.050 sacas.

- A brusone atingiu cerca de 15% da plantação-, lamenta o rizicultor.

Previsão

O agrônomo da Epagri em Massaranduba, Hector Silvio Haverroth, diz que, até agora, foi realizada 40% da colheita foi feita e metade das propriedades tiveram problemas com o brusone. Ele está mais esperançoso em relação à safra e acredita em crescimento.

- As propriedades que tiveram problema com o fungo em dezembro terão queda na produção. Mas a tendência é a situação melhorar, pois foi possível fazer um controle melhor com pesticidas onde o arroz floresceu depois das chuvas.

Ele explica que o ano de 2009 é usado como referência pelos agricultores da região, porque a produção foi acima da média. Naquele ano, só a cidade de Massaranduba - maior produtora do grão no Litoral Norte - atingiu 1,2 milhão de sacas.

Um ano depois, o excesso de calor na época da floração fez com que a produção caísse para aproximadamente um milhão. O número se repetiu em 2011, quando a colheita foi prejudicada pelas fortes chuvas do primeiro trimestre e muitas áreas de cultivo ficaram alagadas.

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Geral

Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 

A ação irá destinar fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social. 
Campanha "Tampinhas do Bem" vai sortear dez rádios personalizados 
Ver mais de Geral