Eleições 2016

Portal do TSE disponibiliza espaço de serviços para eleitores

28 Set 2016 - 15h18


Para isso, basta acessar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aba “Eleitor”, que está localizada na barra em verde do site e é dividida em várias seções.


Ao clicar no canal, o eleitor tem a sua disposição diversos serviços e informações sobre as eleições por meio dos links: Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatística do eleitorado, Glossário Eleitoral, Mesário, Zonas eleitorais – cartórios, Mais serviços aos eleitores.

Disque-Eleitor traz telefones de contatos no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para a obtenção de informações. Em Eleitor no exterior, o cidadão pode consultar as seções Informações gerais, Recolhimento de multas e Regularização de título cancelado.Também pode ter acesso a lista de representações do Brasil no exterior, entre diversos itens.

No link Estatísticas de Eleitorado, o interessado pode pesquisar o perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente.

Já a seção Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes para consulta. Os termos apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados.

Por sua vez, o link Mesário traz informações relacionadas às atribuições dessa atividade e também detalhes de como os cidadãos devem proceder caso queiram participar como mesário voluntário.


O canal também disponibiliza a seção Zonas eleitorais – cartórios com a lista dividida por estado.

Acesso rápido

O site também oferece a possibilidade de acesso rápido ao link Serviços ao eleitor, que está localizado logo abaixo da barra superior em verde, no canto esquerdo da página. No local, é possível acessar os seguintes ícones: Certidões, Consulta por nome, Zonas eleitorais – cartórios, Canal do Mesário, Recadastramento biométrico no Brasil, Disque-Eleitor, Estatísticas de eleitorado, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatísticas de eleitorado, Glossário Eleitoral, Mesário, Zonas eleitorais – cartórios e Mais serviços aos eleitores.

Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação.

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Ver mais de Geral