GERAL
Porta-voz diz que Bolsonaro está consternado com massacre no AM
O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse há pouco que o presidente Jair Bolsonaro "está consternado" com o assassinato de 55 presos em estabelecimentos penais de Manaus, o primeiro grande massacre no sistema penitenciário desde que tomou posse.
Os corpos foram encontrados no domingo e na segunda-feira. O presidente ainda não havia se manifestado sobre os assassinatos cometidos por outros detentos, o que foi classificado como uma disputa entre facções criminosas da Região Norte. O confronto se restringe às cadeias, conforme informações do governo federal.
"O presidente está consternado pelo processo escabroso que ocorreu naquele sistema penitenciário e já vem orientando o ministro Sérgio Moro, no sentido de colocar toda a sua força como ministro da Justiça e Segurança Pública para apoiar aquele Estado e debelar o mais pronto possível quaisquer atividades que venham a colocar-se contra a sociedade e, em especial aqueles presos que se encontrem no complexo penitenciário", afirmou Rêgo Barros.
O sistema federal de inteligência não detectou, conforme o porta-voz, possibilidade de que o confronto migre dos presídios para as ruas ou ainda ocorra em outros Estados, como registrado em anos anteriores. "Não existem indicações de que essa crise possa extrapolar o âmbito do complexo penitenciário", afirmou Rêgo Barros.
O porta-voz informou que a área de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), em conjunto com forças de segurança do Amazonas, já começaram a identificar integrantes da organização criminosa que serão transferidos para o sistema penitenciário federal. O porta-voz disse que o sistema penitenciário "é uma das áreas críticas da segurança e que há muitos anos não vem tendo a quantidade necessária de investimentos".

Matérias Relacionadas
Geral
Prefeitura de Jaraguá contrata estagiários de ensino superior
A partir desta quinta-feira (28) o formulário de inscrição já estará disponível

Geral
Primeira plenária do ano da CDL de Jaraguá ocorre nesta quarta
Encontro online ocorre a partir das 19h30
Geral
Incêndio na boate Kiss completa oito anos sem julgamento dos réus
Tragédia resultou na morte de 242 pessoas e deixou 680 feridos

Geral
Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor
Na prática, os estabelecimentos que recebem leite ou processam leite cru refrigerado terão que rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores
