dengue
Geral

Poluição do rio Itapocuzinho reacende a discussão sobre a fiscalização de empresas

A responsabilidade pela fiscalização das empresas é dos órgãos municipais de meio ambiente e do IMA (Instituto do Meio Ambiente)

19 Ago 2019 - 12h26Por Sérgio Luiz

A poluição do rio Itapocuzinho, em Guaramirim, na semana passada, acedeu a discussão sobre a eficácia da fiscalização das empresas e residências instaladas às margens do rio, onde está o principal ponto de captação de água que abastece a população local.

O rio Itapocuzinho passa pelos municípios de Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim, antes de desaguar no rio Itapocu. E nas três cidades há edificações e empresas instaladas próximas ao rio. O responsável pela Águas de Guaramirim, Osnir Denker, diz que é muito difícil flagrar a fonte poluidora.

Ele lembra que há cerca de um ano houve a intensificação da fiscalização com vários setores envolvidos e a poluição na época diminuíu.

Denker entende que é preciso mais envolvimento dos três municípios na fiscalização.

Ele diz que o município de Guaramirim não pode ter apenas um ponto de capacitação para abastecer toda a cidade, como é atualmente.

A coordenadora da Defesa Civil de Schroeder, Tânia Dantas, disse que o município tem a responsabilidade por fiscalizar e orientar sobre a ligações de esgoto das residências. E isso é feito com regularidade.

A engenheira florestal, Karine Holler, que é a secretária executiva do Comitê Itapocu, explica que a responsabilidade pela fiscalização das empresas é dos órgãos municipais de meio ambiente e do IMA (Instituto do Meio Ambiente) – a antiga FATMA.

Ela comenta ainda sobre o grupo de trabalho formado a pedido do Ministério Público, por conta de um inquérito civil aberto para apurar as responsabilidades de quem lança dejetos diretamente nas águas do rio Itapocuzinho.

O mesmo mapeamento e compromisso assumido ocorreu com os órgãos fiscalizadores e empresas dos três municípios, segundo Karine.

O coordenador do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul), João Bastita, disse a nossa equipe, que alguns critérios estabelecem de quem é a competência pelo licenciamento dos empreendimentos. “Quando é feito um licenciamento, junto são estabelecidas condicionantes que devem ser atendidas de acordo com o tipo de atividade”.

Batista estará no jornal Diário da Jaraguá, entre às 7h e às 9h, na próxima quarta-feira (21), para explicar como são feitas essa fiscalizações e liberações de alvarás para empresas com potencial poluidor.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral