vacina
Geral

Policiais e bombeiros do Rio devem decidir hoje o fim da greve

13 Fev 2012 - 15h31

Policiais e bombeiros do Rio decidem em assembleia, prevista para as 18h desta segunda-feira, o fim da greve da categoria. A paralisação foi decidida na noite de quinta (9), quando as três corporações rejeitaram o reajuste aprovado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Estado).


"Sofremos muita repressão do Estado, além de traição e conivência de alguns policiais. Continuamos em greve, mas podemos pensar em suspender ela hoje depois de ouvir a categoria", disse o presidente do Sinpol-RJ (Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro), Fernando Bandeira, à Folha.

Na tarde de domingo (12), manifestantes participaram de um protesto, em Copacabana (zona sul), contra prisões de policiais e bombeiros que aderiram a greve. A manifestação reuniu cerca de 200 pessoas.

Alguns representantes do Sindpol chegaram a anunciar na noite de sábado (11) que a greve estava suspensa. Francisco Chao, diretor do sindicato, alegou que bombeiros estariam atuando fora do combinado, ao abandonarem postos de guarda-vidas na orla, deixando desguarnecida a população. As outras entidades que representam os policiais e bombeiros, porém, mantiveram a greve.

"A manifestação de fim de greve foi anunciada por policiais que deixaram de aderi-la. Como presidente do Sinpol afirmo que a greve continua", disse Bandeira.

No final de semana, o governo do Estado aumentou a pressão sobre os grevistas. O comando do Corpo de Bombeiros anunciou que foi decretada a prisão de 11 líderes do movimento, sob as acusações de motim e incitação a ato ilegal.

Dos 11, 8 haviam sido presos e levados para o presídio de Bangu 1 (zona oeste), onde também está o cabo dos bombeiros Benevenuto Daciolo, detido na quarta-feira (8), quando voltava de Salvador.


Daciolo foi flagrado em escutas autorizadas pela Justiça falando sobre uma possível greve geral e que por isso não haveria Carnaval no Rio e na Bahia.

Além disso, 162 bombeiros foram postos em prisão administrativa e responderão a processos disciplinares --incluindo 123 indiciados na sexta-feira e 39 guarda-vidas que faltaram ao serviço no GMar (Grupamento Marítimo) da Barra da Tijuca (zona oeste).

Na sexta-feira (10), a Polícia Militar já havia anunciado a prisão de 17 PMs líderes da greve na corporação --11 com mandados expedidos pela Justiça e 6 detidos em flagrante. Outros 129 PMs do Batalhão de Volta Redonda (sul fluminense) foram indiciados em inquérito policial militar.

As três categorias rejeitaram um aumento aprovado na sexta (10) que eleva de R$ 1.277 para 1.969 o salário-base de PMs e bombeiros. Elas reivindicam um piso unificado de R$ 3.500.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral