Geral

Polícia Militar de Joinville treina policiais que usam a pistola Taser

28 Mar 2012 - 13h47

A morte de Carlos Barbosa Meldola, 33 anos, no último fim de semana em Florianópolis, após levar um choque de policiais militares reacendeu uma antiga discussão. O homem foi a primeira vítima oficial da pistola Taser em Santa Catarina, uma arma considerada não-letal e que dispara choques elétricos.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública optou por manter o uso do equipamento, mesmo depois do episódio. A arma é usada pela PM no Estado desde 2008. E em Joinville desde 2010. Aqui, na cidade, a Taser foi usada em cerca de 30 ocorrências e não registrou problemas. A PM reforça que está preparada para usar a arma.

A arma não-letal, fabricada por uma empresa norte-americana Taser, não pode ser usada por qualquer pessoa. Assim como para usar revólveres, pistolas e fuzis, os policiais passam por um treinamento para usar a arma não-letal.

Em Joinville, dois oficiais foram habilitados pela fabricante, em um curso que foi realizado na Capital. O capitão Marcelo Venera, do 8º Batalhão, é um deles.

Ele já administrou o curso, que tem dez horas de aulas teóricas e cinco de aulas práticas, para cerca de 200 policiais na região. Durante as aulas, os soldados aprendem como funciona o equipamento, em qual momento ele deve ser empregado e quando ele não pode ser usado.

Os participantes do curso precisam até mesmo sentir na pele o choque que é aplicado. Sinais elétricos chamados Ondas-T atuam no sistema nervoso central e provocam a perda de controle do corpo. A pessoa que foi atingida cai após o choque e pode ficar com dores musculares por algumas horas.

- Eles precisam saber dos efeitos para usar -, esclarece o capitão.

Ao fim do curso, é aplicada uma prova escrita com 40 questões. Somente os que acertarem 32 ou mais respostas estarão habilitados.

Em Joinville, o 8º BPM tem cerca de 40 policiais habilitados para usar as nove armas Taser disponíveis, afirmou o capitão Venera. Já de acordo com o subcomandante do 17º BPM, major Hilário Zils, o batalhão possui três armas Taser e 16 pessoas - todos pertencentes ao Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) - habilitadas para usá-las.

- Nossa ideia é capacitar todos os policiais. Os 52 novos soldados, em seu curso de formação, já sairão para as ruas preparados para usar o equipamento -, diz o capitão Venera.

JORNAL DE SANTA CATARINA

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral