Geral

Polícia de SC desmancha quadrilha que realizava assaltos a caixas eletrônicos

29 Abr 2012 - 12h20

Nos últimos meses, Santa Catarina presenciou a uma audaciosa onda de explosões a caixas eletrônicos. Cidades do interior, no Vale, litoral Norte e Oeste, foram as mais castigadas. Em meio à rotineira cena de espanto da população ao ver os bandidos empunhando armamento pesado e saindo com sacos cheios de dinheiro nas mãos, a esfera policial viveu dias intermináveis com uma só pergunta: como frear os ataques?

Foi preciso uma complexa investigação, onde técnicas de monitoramento pessoal e telefônico já duravam quase cinco meses. Ao mesmo tempo, era seguida da pressão e das críticas pela demora de resposta enquanto os ataques não cessavam.

Liderado pela Divisão de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), o trabalho de inteligência culminou agora com a prisão daqueles que são apontados como os principais criminosos que vinham explodindo bancos no Estado.

São suspeitos da região de Itajaí e Blumenau, mas não tramavam os crimes sozinhos. A Deic acredita que contavam com articulações de bandidos do Paraná e Rio Grande do Sul. Investigadores mais experientes arriscam a suspeitar que a ramificação teria alcance também em São Paulo, pela maior facção criminosa que age dentro e fora das cadeias.

Até o capítulo final da caçada, desencadeado na madrugada deste sábado, a crônica policial de SC testemunhou dezenas de episódios. O principal foco estava na Deic, a elite da Polícia Civil, em Florianópolis. No Estreito, onde fica a sede da diretoria, o clima era de inquietação, preocupação e nervosismo.

A demora na maior investida policial foi antecedida por ações com êxito, como as prisões de quadrilhas em Penha e Piçarras. Mas também houve trapalhadas policiais, rachas internos com a cúpula da segurança, a exoneração do então diretor, delegado Cláudio Monteiro, e, no mais recente impasse, o desentendimento tornado público da velha divisão entre Polícia Militar e Polícia Civil - em Rio dos Cedros, no Vale, mesmo com forte presença policial na região, os bandidos conseguiram explodir uma agência do Banco do Brasil e fugiram da caçada depois que os policiais não se conversaram como deviam e deixaram de agir juntos.

Neste sábado, a Deic contou com apoio de miitares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o cerco foi integrado. Terminou comprisões e apreensões de armas longas, dinheiro e dinamite. Agora, resta saber por quais crimes e ataques a polícia conseguiu comprovar a participação dos detidos e até quando eles permanecerão atrás das grades.

A NOTÍCIA

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral