transito
Geral

Pleno afasta multa aplicada a candidato de Balneário Camboriú

22 Ago 2012 - 20h39

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiram nesta terça-feira (21), por unanimidade, dar provimento ao recurso apresentado pelo candidato a vereador Nilson José Bittencourt Júnior (PRB), de Balneário Camboriú, contra sentença do juízo da 56ª ZE que havia julgado procedente representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) para multá-lo em R$ 5 mil por realizar propaganda antecipada. Da decisão, publicada no Acórdão nº 26.990, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O MPE alegou que o candidato teria se beneficiado da publicação de uma matéria na coluna "Política" do Jornal de Balneário Camboriú, cuja edição circulou entre final de abril e início de maio, "pois teria exposto suas qualidades como dirigente do instituto de assistência à saúde dos servidores públicos local", do qual ele é ex-presidente.   Bittencourt Júnior afirmou que se limitou a dar informações sobre a sua atuação no instituto Funservir e alertou o periódico sobre as restrições presentes na legislação eleitoral.  

A juíza-relatora, Bárbara Lebarbenchon Moura Thomaselli, observou que o conteúdo da matéria não pode ser considerado como propaganda extemporânea, já que não se verificou intenção de influenciar a vontade do eleitorado.   Destacou ainda que a notícia buscou transmitir a situação da política local ao leitor e que a imprensa escrita possui permissão para publicar reportagens de apoio, críticas ou informações antes e durante o período eleitoral, desde que não sejam pagas, conforme prevê o artigo 26, parágrafo 4º, da Resolução TSE nº 23.370/2011.   Dessa forma, a relatora votou pelo afastamento da multa e foi acompanhada pelos demais juízes.

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Ver mais de Geral