transito
Geral

Petrobras afirma que não encontrou óleo próximo a plataforma

18 Mai 2012 - 13h31

A Petrobras informou na noite de quinta-feira (17) que não encontrou mancha de óleo nas proximidades da plataforma P-57 e que todas suas unidades no litoral do Espírito Santo "operam dentro da normalidade".


O comunicado foi feito logo após a ANP (Agência Nacional do Petróleo), órgão regulador do setor, informar que não havia registrado nenhuma mancha, depois de um voo que realizou na região em conjunto com a Marinha Brasileira.

"A Petrobras, a partir de notícia de suposta mancha de óleo nas proximidades da plataforma P-57, procedeu esta tarde [ontem] a verificação in loco e confirma a normalidade de suas operações na região", informou a empresa.

Segundo a estatal, "todos os sistemas de controle das unidades marítimas de produção e de perfuração a serviço da companhia no litoral do Espírito Santo" funcionam sem problemas.

Por solicitação da Capitania dos Portos do Espírito Santo, a Petrobras realizou sobrevoo no final da manhã de quinta e "não foi constatada mancha de óleo na região", disse a empresa.

A presença de óleo em alto-mar teria sido identificada pela própria Marinha, que informou mais cedo que "uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos do Espírito Santo foi deslocada para área para verificar a extensão da mancha", nas proximidades da plataforma P-57, no campo de Jubarte.

O Ibama, órgão federal de proteção ao meio-ambiente, disse mais cedo ontem que foi informado pela Petrobras na quarta-feira sobre um possível derramamento.

Petroleiros voltando do trabalho relataram uma mancha de aproximadamente um quilômetro no oceano perto da plataforma P-57, operada pela Petrobras, segundo informou na quarta-feira a Folha.com.


Procuradas, nem Petrobras nem ANP estavam disponíveis para esclarecer a hipótese de que a mancha tenha existido e que pudesse ter sido dispersa por algum procedimento.

A P-57, convertida em plataforma a partir de um navio-tanque, opera no campo de Jubarte a cerca de 85 quilômetros da costa.

Jubarte é o quarto maior campo produtor no país. Quando soma-se o gás natural, Jubarte produz o equivalente a 198 mil barris de petróleo por dia.

As ações preferenciais da Petrobras, as mais negociadas da companhia, caíram 4,46% na quinta-feira, a R$ 18,43, cotação mais baixa desde outubro. No mesmo dia, o Ibovespa fechou com queda de 3,31%.

FOLHA.COM.BR

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR

A apresentação reúne os estudantes de acordeon, canto, piano e piano popular, acontece no dia 26 de abril
Prática artística dos alunos do projeto Música Para Todos acontece no Pequeno Teatro da SCAR
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (17).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena

Confira os números sorteados
Dois apostadores da região faturam boladas na Mega-Sena
Ver mais de Geral