Clima
Persiste condição de temporais isolados em SC nesta sexta-feira
Na tarde e noite desta sexta-feira (9), áreas mais intensas de instabilidade avançam por SC, provocando pancadas de chuva moderada a forte, especialmente à noite, se estendendo a na madrugada e manhã de sábado (10/12). Nesse período, o acumulado de chuva previsto é de 50 a 70 mm em média, com pontuais em torno de 100 mm, sobretudo no Oeste. Além da chuva forte há condição de temporais localizados com raios, rajadas de vento e granizo.
A partir da tarde de sábado a chuva diminui e o domingo deve ser de sol e calor em SC.
Até às 18h de quinta-feira (8) o maior acúmulo de chuva foi em Garuva, com 40 mm. Grão Pará choveu 24 mm, Mondaí 36 mm e São Bento do Sul 18mm. Nas demais regiões os registros foram menores. Os dados são das estações pluviométricas do Cemaden.
Orientações da secretaria de Estado da Defesa Civil:
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Alagamentos: evite o contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.