Séculus
Fecomércio/SC

"Perdemos um expoente do empreendedorismo catarinense", afirma presidente da Fecomércio/SC

14 Set 2015 - 14h45
"Perdemos um expoente do empreendedorismo catarinense", afirma presidente da Fecomércio/SC -

O catarinense de 85 anos faleceu na madrugada deste domingo de causas naturais.

Reconhecido como um dos industriais mais influentes do Brasil, Eggon criou a fábrica de motores em 1961 ao lado de Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werner Werninghaus.  O nome WEG, além de unir as iniciais dos sócios, significa 'caminho' em alemão. Visionário, o trio investiu em Jaraguá do Sul, na época com cerca de 20 mil habitantes. A morte enlutou o meio empresarial e político no Estado.

"Perdemos um expoente de empreendedorismo catarinense. Eggon era reconhecido pela valorização das pessoas em toda sua trajetória. Em uma de suas célebres frases afirma 'Quando faltam máquinas, você as pode comprar; se não tiver dinheiro, pode pegar emprestado; mas homens você não pode comprar ou pedir emprestado. Homens motivados são a base do êxito'. Sem dúvida, ele deixou seu legado na indústria brasileira e mundial, contribuindo também para criar uma cultura empresarial forte em Santa Catarina", conforme afirma opresidente da Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt.

Nascido em 17 de outubro de 1929 em Schröeder, norte de Santa Catarina, Eggon começou a trabalhar cedo, aos 13 anos, em um cartório de Jaraguá do Sul. Em 1957, depois de 14 anos no principal banco do Estado, torna-se sócio da João Wiest & Cia. Ltda., fábrica de produção de canos de escape para veículos, então com oito funcionários. Quatro anos depois, Eggon deixa a empresa, que já contava com 150 funcionários.


Em abril de 1961, funda a WEG, que na época produzia apenas motores elétricos. Até 1989, exerceu o cargo de Diretor Presidente, conduzindo a empresa a figurar entre as maiores do setor, com participação destacada no mercado nacional e internacional. De 1989 a 2004, foi presidente do Conselho de Administração da WEG. Também fez parte dos conselhos da Oxford, Tigre, Marisol e Perdigão, onde foi diretor presidente entre 1994 e 95, momento em que cumpriu a missão de recuperação financeira da empresa.

GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim

Prazo para construções e manutenções encerrou na sexta-feira
Lavação de túmulos e jazigos pode ser feita até dia 27 de outubro em Guaramirim
Geral

Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa

Moradores interessados devem procurar os Cras na próxima semana
Abertas inscrições para castração de cães e gatos na Figueira e João Pessoa
Geral

Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos

A melhora nas condições do tempo vai possibilitar a realização da primeira "Passarinhada", no Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen
Fujama terá eventos no fim de semana para marcar os 16 anos
Economia

Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares

Projeto foi aprovado em primeiro turno
Vereadores aprovam e Guaramirim poderá ter prédios de até 25 andares
Ver mais de Geral