dengue 2
GERAL

Pelo quinto dia consecutivo, aeroporto de Guarulhos registra atrasos nos voos

17 Dez 2018 - 10h51Por Ana Paula Niederauer

Pelo quinto dia consecutivo, o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, registra atrasos nos voos. De acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, entre meia-noite e 11h desta segunda-feira, 17, dos 306 voos previstos, entre partidas e chegadas, 35 registraram atrasos e dois foram cancelados.

As companhias aéreas atribuem os atrasos às chuvas que atingiram a capital e a Grande São Paulo na última quinta-feira, 13, o que gerou um "efeito cascata" na malha aérea.

A situação foi mais complicada no fim de semana. Segundo balanço da GRU Airport, no domingo 16, 43 das 199 partidas, ou 21,6%, saíram após o horário previsto. Já 18 das 194 chegadas previstas foram afetadas - o índice representa 9,3% do total.

A maioria dos problemas aconteceu em voos domésticos. Foram 43 atrasos, na soma de embarques e pousos, ante 18 notificações de voos internacionais. Os dados da GRU Airport são referentes ao período entre meia-noite e 16h.

No sábado, dia 15, de 219 desembarques previstos, 20 foram cancelados (9,1%) e 36 atrasaram (18,1%). Já de 204 partidas houve 16 cancelamentos (7,8%) e 69 atrasos (36,7%).

Novo procedimento

Na Quinta-feira passada, o aeroporto paulista iniciou um novo procedimento que permite pousos e decolagens simultâneos em períodos em que as condições meteorológicas estiverem favoráveis. Inspirado em modelo do Aeroporto de São Francisco, nos Estados Unidos, o projeto Agile GRU teria como objetivo melhorar o fluxo de aeronaves.

A estimativa é de que a Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais (VCM), como o procedimento é chamado, funcione em 75% do tempo de operação do aeroporto. O porcentual se refere à média dos períodos em que há condições visuais para pousos e decolagens.

Matérias Relacionadas

Geral

Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos

Alguns exemplos de multipropriedade são os resorts, hotéis, flats e condomínios. Essa modalidade, apesar de atraente, apresenta peculiaridades e desafios no âmbito do Direito Civil
Multipropriedade: conheça os principais aspectos jurídicos
Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Ver mais de Geral