Geral

Passageiro encontra estação de trem fechada e desiste de ir ao trabalho

02 Jun 2011 - 12h00

Passageiros dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aguardavam desde a madrugada desta quinta-feira (2) em frente à estação Osasco, na Grande São Paulo, na tentativa de utilizar as linhas 8-Diamante (Itapevi-Júlio Prestes) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). A estação amanheceu fechada em razão da greve dos funcionários da CPTM que entra em seus segundo dia. Como os ônibus do Paese não foram acionados, muitos passageiros desistiram de ir aos seus destinos. Cerca de 45 mil pessoas utilizam a Estação Osasco diariamente, de acordo com os grevistas.


Segundo a CPTM, a greve dos ferroviários afeta 100% das 89 estações de trens da Grande São Paulo nesta quinta, segundo a CPTM. São quase 2,5 milhões de usuários afetados pela paralisação, segundo a companhia.

O laminador Valdeci Carvalho Caldeiras, de 54 anos, que trabalha na Estação Socorro, na Zona Sul da capital paulista, decidiu que não irá ao trabalho caso os trens não voltem a circular. "Tem alternativa para ir ao trabalho, mas eu chegaria muito tarde. E na volta? Complicaria muito mais. Vou esperar mais um pouquinho e vou voltar para casa", afirmou.

A estudante de hotelaria Renata Tavares, de 18 anos, que estuda na Vila Olímpia, na Zona Sul, resolveu vir até a estação na esperança de embarcar nesta manhã. "Ontem [quarta-feira] deu para embarcar. Hoje, se eu conseguisse pegar pelo menos a segunda aula, eu já estaria contente, mas está difícil. Para ir até lá de ônibus, eu teria que pegar vários. Não compensa. Acho que não compensa nem ficar aqui esperando", disse a estudante.

O segurança Eduardo Valentim, de 27 anos, que trabalha no Bom Retiro, região central de São Paulo, também aguardou em frente à estação, mas a falta de trens o impediu de ir trabalhar. "Trabalho na Rua dos Italianos. Se for de ônibus eu só chego lá meio-dia", disse.

A CPTM recomenda aos usuários a buscar alternativas porque todas as seis linhas estão paradas. Cerca de 2,5 milhões de pessoas utilizam os serviços.

Alguns funcionários da CPTM, sem uniforme, chegaram a entrar na Estação Osasco, sob protestos e vaias dos colegas. "Todos param aqui na entrada na base do convencimento", afirmou Evangelo Lucas, diretor do sindicato dos ferroviários. A Polícia Militar e seguranças da empresa estavam no local, mas não houve conflitos. A categoria reivindica um aumento real de 5% (além da inflação) e a companhia oferece um aumento de 3,07%.


Reunião
O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, se reúne nessa manhã com sindicalistas na Estação Brás para tentar por fim à greve.

Greve no ABC
No ABC, motoristas e cobradores de ônibus de empresas particulares decidiram manter a greve iniciada na quarta-feira. A paralisação afeta o transporte municipal e intermunicipal em Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires nesta quinta-feira.

Os trabalhadores querem 15% de aumento nos salários, mas as companhias oferecem 8%. O sindicato que representa os funcionários afirma que as empresas não apresentaram nova proposta.

Será realiza nesta quinta uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT)

Fonte: G1.

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Geral