Premix Concreto
Geral

Parque Malwee completa 34 anos nesta quinta-feira

27 Set 2012 - 11h25

Como prova de amor e respeito à natureza, Wolfgang Weege, fundador da empresa fabril Malwee Malhas Ltda., decidiu inaugurar em 1978 um espaço com 1,5 milhão de metros quadrados de área preservada, o Parque Malwee. O local abriga mais de 35 mil árvores de diversas espécies, 17 lagos, quiosques com churrasqueiras ao ar livre, parque infantil, salão de festas, um ginásio de esportes, dois campos de futebol entre outros, assim como dois restaurantes que oferecem a gastronomia tipicamente alemã.


O parque é um ponto turístico da cidade. Não há quem não se encante com a exuberância do local. Maria Paula Moreira, 87 anos, é uma delas. Com a filha, genro e netos vivendo na cidade, toda vez que ela vem do Rio Grande do Sul passar uns dias na cidade, a visita ao santuário natural é obrigatória.  "Nossa, conheço muitos lugares no país, mas esse parque deixa a gente sem saber o que falar. Só de respirar esse ar e observar a paisagem eu remoço uns 15 anos", diz brincando.

A história, uma paixão do fundador, também tem espaço no Parque Malwee. Logo na entrada do local, o visitante se depara com duas casas: uma em estilo enxaimel, de 1938, e a segunda, em estilo colonial, de 1945. Essas casas são um convite à cultura e ao conhecimento, pois abrigam um acervo de aproximadamente 1.650 peças em exposição. A própria guarita  tem o madeiramento das portas e janelas tão antigo quanto a própria empresa, fundada em 1906.

Réplicas de estátuas de deuses e seres da mitologia também estão espalhadas pelo local. Uma das que mais chama a atenção é da "Costureira" que sintetiza os milhares de funcionários Malwee, dedicados à arte de costurar. A escultura foi feita em comemoração aos 75 anos da empresa Weege, em 1981.

(PATRICIA MORAES)

Matérias Relacionadas

Geral

Fim de semana com previsão de chuva e temporais isolados

Geral

Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica

Presidente alertou sobre baixo nível de reservatórios
Em live, Bolsonaro pede que população economize energia elétrica
Geral

Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados

Medida segue até o Natal, por conta do horário especial do comércio
Jaraguá amplia horário de ônibus aos sábados
Geral

Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul

Nesse momento, em que o número de casos de covid-19 apresenta crescimento, a área de atuação foi ampliada
Sanitização continua em espaços públicos de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral