dengue 2
Geral

Parque Malwee completa 34 anos nesta quinta-feira

27 Set 2012 - 11h25

Como prova de amor e respeito à natureza, Wolfgang Weege, fundador da empresa fabril Malwee Malhas Ltda., decidiu inaugurar em 1978 um espaço com 1,5 milhão de metros quadrados de área preservada, o Parque Malwee. O local abriga mais de 35 mil árvores de diversas espécies, 17 lagos, quiosques com churrasqueiras ao ar livre, parque infantil, salão de festas, um ginásio de esportes, dois campos de futebol entre outros, assim como dois restaurantes que oferecem a gastronomia tipicamente alemã.


O parque é um ponto turístico da cidade. Não há quem não se encante com a exuberância do local. Maria Paula Moreira, 87 anos, é uma delas. Com a filha, genro e netos vivendo na cidade, toda vez que ela vem do Rio Grande do Sul passar uns dias na cidade, a visita ao santuário natural é obrigatória.  "Nossa, conheço muitos lugares no país, mas esse parque deixa a gente sem saber o que falar. Só de respirar esse ar e observar a paisagem eu remoço uns 15 anos", diz brincando.

A história, uma paixão do fundador, também tem espaço no Parque Malwee. Logo na entrada do local, o visitante se depara com duas casas: uma em estilo enxaimel, de 1938, e a segunda, em estilo colonial, de 1945. Essas casas são um convite à cultura e ao conhecimento, pois abrigam um acervo de aproximadamente 1.650 peças em exposição. A própria guarita  tem o madeiramento das portas e janelas tão antigo quanto a própria empresa, fundada em 1906.

Réplicas de estátuas de deuses e seres da mitologia também estão espalhadas pelo local. Uma das que mais chama a atenção é da "Costureira" que sintetiza os milhares de funcionários Malwee, dedicados à arte de costurar. A escultura foi feita em comemoração aos 75 anos da empresa Weege, em 1981.

(PATRICIA MORAES)

Matérias Relacionadas

Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá

O projeto é desenvolvido pela Preddita 5G, uma empresa ancorada no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul
PEG-AI consolida inovação no Varejo com duas Lojas Inteligentes e Autônomas, em Jaraguá
Esportes

Confira o programa Arena dos Sports desta semana

O Arena dos Sports, da Rádio Jaraguá, é um programa voltado para todas as atividades esportivas, contando com informações e entrevistas com destaques de várias modalidades
Confira o programa Arena dos Sports desta semana
Ver mais de Geral