#ficaemcasa
Geral

Papa aprova decreto que pode antecipar escolha de seu sucessor

25 Fev 2013 - 14h14

O papa Bento XVI aprovou hoje (25) um decreto que possibilita a antecipação do conclave que vai eleger seu sucessor. Segundo informou o Vaticano, no documento, o pontífice lembra que o prazo normal para a realização de um conclave é no mínimo 15 dias e no máximo 20, após o início da Sé vacante, período que começa com a morte ou renúncia de um pontífice. Com isso, o processo de escolha do novo papa deveria começar entre 15 e 20 de março, como informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, no dia 13 deste mês.


 - Deixo aos cardeais a possibilidade de antecipar o início do conclave, uma vez que todos estejam presente, ou o adiamento, em caso de motivos graves, da eleição por alguns dias", disse o papa no decreto divulgado hoje.

O papa Bento XVI anunciou no último dia 11 que deixará o pontificado na próxima quinta-feira (28) em razão da idade avançada.

Devem participar do conclave que vai eleger o novo papa 115 cardeais. Hoje (25), o cardeal Keith O'Brien, homem mais importante na hierarquia da Igreja Católica na Grã-Bretanha, apresentou seu pedido de renúncia, após de ter seu nome envolvido em um escândalo ocorrido há três décadas.


O alemão Joseph Ratzinger, 85 anos, assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II. Aos 78 anos, Ratzinger foi um dos cardeais mais idosos a ser eleito papa e sua renúncia é a primeira de um pontífice na era moderna. O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século 15 (1406-1415).

AGÊNCIA BRASIL

Matérias Relacionadas

Esportes

COI anuncia novas datas para Olimpíada e Paralimpíada do Japão em 2021

Thomas Bach fez anúncio após conversa com autoridades japonesas
COI anuncia novas datas para Olimpíada e Paralimpíada do Japão em 2021
Coronavírus

Aplicativo da PM informa quais serviços podem funcionar no Estado

Além do botão de emergência, através do qual se pode acionar a PMSC em qualquer momento, o aplicativo trará informações sobre o que pode ou não abrir nesse período de quarentena de acordo com as medidas do decreto do Governo do Estado.
Aplicativo da PM informa quais serviços podem funcionar no Estado
Guaramirim

Guaramirim recebe novas doses da vacina contra a gripe

Vacinação volta a ser feita nesta terça-feira (31)
Guaramirim recebe novas doses da vacina contra a gripe
Saúde

Confira as unidades de saúde com vacina contra a gripe em Jaraguá

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul recebeu mais 4 mil doses de vacina para a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza.
Confira as unidades de saúde com vacina contra a gripe em Jaraguá
Ver mais de Geral