GERAL

Pai de Bernardo aponta madrasta e amiga como autoras do crime

14 Mar 2019 - 15h50Por Samantha Klein, Especial para O Estado

O médico Leandro Boldrini, pai do menino Bernardo Boldrini, de 11 anos, disse em depoimento que a madrasta do garoto foi a mentora do crime. A criança foi morta em abril de 2014 em Três Passos, no norte do Rio Grande do Sul. O júri começou na última segunda-feira, 11.

"Eu digo quem matou, foi a Graciele e a Edelvânia", falou. "Há provas concretas no processo e não me encaixo em nenhuma delas. Mataram, ocultaram, jogaram soda cáustica e não fui eu, senhores jurados", completou durante a sessão.

Além dele, a madrasta do garoto, Graciele Ugulini, Edelvânia e o irmão dela, Evandro Wirganovicz - respondem por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. De acordo com o Tribunal de Justiça gaúcho, o julgamento deve durar cinco dias.

Sempre voltado para os sete jurados e sem demonstrar emoção durante a audiência, o pai do menino prestou depoimento durante três horas. O réu acrescentou que não se preocupou com o sumiço de Bernardo no dia 4 de abril de 2014 (uma sexta-feira), data da morte, porque o menino costumava ir para a residência de amigos para jogar videogame. Ao justificar que procurou pelo garoto somente no domingo, o médico disse que teria orientado o menino sobre o limite de retorno para casa, às 19 horas dos domingos.

Boldrini disse que não estranhou o fato de a mulher ter levado Bernardo para Frederico Westphalen, cidade próxima a Três Passos. Lembrando que a madrasta não gostava da criança, disse: "Eu queria que os dois se acertassem". Em resposta aos questionamentos da juíza responsável pelo caso, Sucilene Engler, o réu admitiu que era um pai mais "provedor do que presente", justificando que a rotina de trabalho o impedia de ser mais presente. Conforme Boldrini, os atritos entre Bernardo e Graciele teriam começado com o nascimento da filha do casal Maria Valentina.

O Ministério Público e as testemunhas de acusação apontaram que o menino era alvo de descaso por parte do pai e da madrasta. A mãe do menino, Odilaine Uglione, se matou em fevereiro de 2010 na clínica do então marido. Ao ser questionado sobre o relacionamento com Bernardo, o médico disse que a relação era boa. "Era uma relacionamento de pai. Ele não está mais aqui infelizmente, mas é um amor de pai. Amo até hoje meu filho", disse.

Dois vídeos gravados por Leandro Boldrini antes da morte da criança foram apresentados durante o primeiro dia de depoimentos, na última segunda-feira. Em um deles o menino está dentro de um armário e pede para o pai parar de filmar. Em outro, ele também pede para pararem de filmar e empunha uma faca e um facão. Em outro vídeo, o menino grita "socorro" por cinco vezes seguidas.

O promotor Ederson Vieira mostrou extratos de ligações do réu na época do crime, citando um espaçamento de quase um dia sem ligar para o filho desaparecido. O réu não respondeu às questões de Vieira. Ainda foi exibido, a pedido do promotor, um áudio em que o padrinho da criança pergunta ao médico por que ele não estava fazendo nada diante do desaparecimento de Bernardo.

Nesta quinta-feira, 14, é aguardado o depoimento da madrasta Graciele Ugulini, que se manteve em silêncio durante toda a tramitação do processo.

Perito aponta falsa assinatura de Leandro

Os promotores do caso questionaram o médico a respeito da prescrição de Midazolam - medicamento sedativo - utilizado em superdosagem na execução de Bernardo. À época do crime, foi descoberta um receita com prescrição do réu, o que foi negado por ele, alegando não ter controle do número de páginas do seu bloco receituário.

Antes do depoimento de Boldrini, o perito Luiz Gabriel Passos, contratado pela defesa do médico, contestou a veracidade da assinatura. Na sua manifestação na quarta-feira, o perito se debruçou sobre características da assinatura utilizada na receita do midazolam e procurou mostrar que não obedecia a padrões de outras assinaturas do médico.

Ele mostrou, em um dos momentos, o que seria "ponto anormal de parada", que não existiria em outras assinaturas do médico. Ele afirmou que flagrou o detalhe com auxílio de microscópio, porque, a olho nu, o carimbo o esconde. A avaliação serviu para embasar a afirmação de que a assinatura não era do médico. O laudo, porém, chegou a ser questionado pelos promotores do caso.

O caso

Bernardo desapareceu no dia 4 de abril de 2014. O corpo foi encontrado no dia 14, enterrado em um matagal, em Frederico Westphalen, a 80 quilômetros de Três Passos. A polícia prendeu a madrasta, Graciele Ugulini, o pai de Bernardo Leandro Boldrini, a assistente social Edelvânia Wirganovicz e o irmão de Edelvânia, Evandro Wirganovicz, como suspeitos do crime.

A investigação apurou que o garoto era rejeitado pela madrasta, sofria com o descaso pai e havia pedido à Justiça para morar com outra família. Por acordo proposto pelo pai e aceito por Bernardo no início daquele ano, haveria uma tentativa de reaproximação familiar. Foi nesse período que o menino foi assassinado.

Matérias Relacionadas

Geral

[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife

Fato ocorreu na noite de quinta-feira (28)
[VÍDEO] Incêndio atinge prédio em construção em Recife
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Ver mais de Geral