Saúde

Paciente transferido para São Paulo com meningite permanece estável

26 Mai 2011 - 17h06

O paciente Rodrigo Alves Pinto, de 31 anos, foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no início da noite da última quarta-feira, 25, depois de 24 dias internado no Hospital São José, em Jaraguá do Sul por ter contraído meningite. Segundo os médicos, o estado do paciente é considerado grave. Com a estrutura do Hospital São José, adequado para pousos e decolagens de helicópteros, o paciente pôde ser transferido em uma aeronave com capacidade para realizar vôos noturnos com segurança e autonomia para longas distâncias.


Ele estava internado com um tipo de meningite rara causada por fungos. O médico infectologista Willy Hiraga, sugeriu a transferência e autorizou o transporte do paciente alegando que a doença não é mais contagiosa e que o paciente estava sob efeito de medicamentos, não havendo a necessidade de acompanhamento médico.

O helicóptero utilizado para a transferência de emergência foi cedida pelo industrial Wandér Weege, da Malwee Malhas. Segundo informações obtidas nesta quinta-feira (26), com a irmã do paciente, Elisa Stefania Pinto, o estado de saúde de Rodrigo é estável. Ela viajará para São Paulo ainda nesta quinta.

O médico infectologista, Willy Hiraga, não falou sobre o caso específico de Rodrigo, mas comenta os riscos da meningite e os cuidados, especialmente nesta época do ano.

[jwplayer mediaid="92780"]

Sobre a vacinação para adultos contra a meningite, o médico esclarece que existem medicamentos para a prevenção de alguns tipos da doença, mas tudo na rede particular. Já o gerente de Vigilância em Saúde, Walter Clavera, informa que foram diagnosticados quatro casos de meningite este ano aqui na cidade.

[jwplayer mediaid="92782"]

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Geral

STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo

Decisão vale somente para o caso concreto
STJ decide que condomínio pode proibir locação por meio de aplicativo
Geral

Decreto prorroga auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura

Nova norma afasta incertezas sobre benefício da Lei Aldir Blanc
Geral

Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões

Número é maior que população porque muitos têm mais de um chip
Número de acessos móveis no Brasil cresce e fecha 2020 com 234 milhões
Geral

Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento

Campanha Vacina Ação Solidária inicia nesta terça-feira (6) no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. Quem for se vacinar, pode levar um quilo de alimento não perecível. Se puder e quiser
Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento
Ver mais de Geral