Imobiliária Coralli
Clima

Outono típico em Santa Catarina

03 Abr 2017 - 13h23

Uma característica que deve marcar o trimestre é a diferença dos valores mensais de chuva, intercalando um mês mais seco com outro mais chuvoso.

Destaque: Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário daprevisão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano)

No trimestre as chuvas diminuem em relação aos meses deverão, ficando com valores de 120 a 200 mm mensais no Oeste e Meio Oeste, e de 80 e 140 mm do Planalto ao Litoral. As chuvas são preferencialmente causadas pela influência de frentes frias, sistemas de baixa pressão e vórtices ciclônicos. Também é a época de atuação frequente dos ciclones extratropicais, próximos ao Litoral, que oferecem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Temperatura:

A previsão é de valores próximos à média climatológica, no trimestre. Em abril, as massas de ar frio devem baixar gradativamente a temperatura com geada mais fraca no início da estação, sobretudo no Planalto Sul. A partir de maio, as massas de ar devem chegar ao Sul do Brasil, provocando frio mais abrangente, com chance de geada ampla em Santa Catarina.

São caraterísticas do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grandeamplitudetérmicadiária(diferençadetemperaturamínimaemáxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em fevereiro, a TSM ficou próxima à média histórica em boa parte do Pacífico equatorial (Figura 1). No entanto, chama atenção a forte anomalia positiva de TSM sobre o Pacífico leste, próximo à costa oeste da América do Sul (região conhecida como Niño 1+2). Esse aquecimento também é observado durante a semana de março (Figura 2), porém não há estudos suficientes que mostrem que essas anomalias influenciam o clima no Brasil. Para o próximo trimestre (Abril-Maio-Junho) a previsão é de neutralidade, ou seja sem a influência dos fenômenos La Niña ou El Niño.

Matérias Relacionadas

Educação

Escolas estaduais preparam volta de atividades presenciais em regiões em amarelo no mapa de risco da Saúde

Escolas estaduais preparam volta de atividades presenciais em regiões em amarelo no mapa de risco da Saúde
Jaraguá do Sul

Em 2020, maioria dos lojistas manteve faturamento de 2019 nas vendas do dia das crianças em Jaraguá do Sul, segundo pesquisa

66,6% dos entrevistados que responderam a pesquisa mencionaram ter mantido o mesmo faturamento de 2019 ou tiveram crescimento nas vendas
Em 2020, maioria dos lojistas manteve faturamento de 2019 nas vendas do dia das crianças em Jaraguá do Sul, segundo pesquisa
Guaramirim

Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Guaramirim

O fato ocorreu na rua Reinoldo Jung, bairro Nova Esperança
Homem é preso por ameaça e porte ilegal de arma de fogo em Guaramirim
Segurança

Homem assina TC após se negar a pagar conta em Jaraguá

O fato ocorreu na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca às 3h30
Homem assina TC após se negar a pagar conta  em Jaraguá
Ver mais de Geral