Séculus
Clima

Outono com chuva e temperatura próxima a acima da média em SC

03 Mar 2016 - 10h36

Fim do verão e início do outono: 20/03 à 01h30min


No trimestre, a previsão é de chuva próxima a acima da média para Santa Catarina, sendo mais favorável para a região Oeste a chuva acima da média. Dos meses em questão, março deve ser o mês com menos chuva na maioria das regiões, especialmente até o fim do verão.



Eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo.




Climatologia (o que se espera para época do ano):




Em março diminui a chuva de verão (convectiva) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média climática de precipitação em março varia entre 120 mm e 140 mm no Meio Oeste e Planalto, e de 160 a 200 mm nas outras regiões. Em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 mm a 170 mm, no Estado.




Em relação à temperatura a previsão é de temperatura próxima a acima média climatológica, no trimestre. Em março e abril chegam às primeiras massas de ar frio com formação de geada em algumas localidades do Estado, sobretudo no Planalto Sul. Em maio, massas de ar mais intensas no Sul do Brasil deixam a temperatura mais baixa, por vezes com geada ampla em Santa Catarina. Porém neste inicio de outono não há previsão de frio intenso, devido à influência do El Niño.




São caraterísticas do outono: veranicos, períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio;grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.



 Temperatura da Superfície do Mar(TSM):

O monitoramento das condições oceânicas indica a persistência de anomalias positivas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) no Oceano Pacífico Equatorial, com valores pontuais acima de 4,0ºC como mostram as Figuras 1 e 2, indicando a persistência do El Niño. O consenso dos modelos de previsão climática indica a continuação do fenômeno no trimestre, mas com enfraquecimento durante o outono.

Segundo estudos científicos, a maior influência do El Niño no Sul do Brasil ocorre na primavera do ano em que o fenômeno começa (2015) e no outono do ano seguinte (2016), se houver continuidade do fenômeno.




GNet

Matérias Relacionadas

Geral

Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta

A medida é necessária para mudar uma boca de lobo de lugar, onde em breve, será instalada uma faixa elevada pela Prefeitura
Interdição parcial da Rua João Planincheck nesta quinta
Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Geral

Projeto da SCAR promove debates online com transmissão ao vivo sobre o universo da dança

As conversas, com transmissão ao vivo, passam pelo balé, jazz e pelas danças urbanas e acrobáticas
Ver mais de Geral