Eleições
Ortiz afirma que é preciso pensar grande
De acordo com Luiz Ortiz, a ideia enquadra-se no contexto de uma Jaraguá do Sul firmando-se como cidade industrial pelo incentivo às micro, pequenas e médias empresas e pela criação de um polo turístico diversificado, aproveitando os atrativos naturais, históricos e culturais da cidade e região. “Entendemos que a superação dos atuais problemas e a constituição de um cenário que propicie a retomada do desenvolvimento deve envolver as cidades mais próximas somando esforços, o que inclui um transporte público intermunicipal”, explica.
Para o candidato, atualmente, Jaraguá possui um transporte público caro e ineficiente. Ao longo dos anos não conseguiu incorporar avanços tecnológicos e logísticos percebidos pelo setor, como é o caso do embarque em nível de plataforma, do sistema de terminais urbanos e da figura dos ônibus alimentadores. “Para que o transporte público seja viável é preciso que seu custo operacional reduza e que a demanda pela sua utilização aumente”, enfatiza.
“Um dos principais custos operacionais é o combustível e neste sentido, a utilização de motores elétricos, leva larga vantagem em relação aos atuais motores a diesel. A logística dos terminais e a figura dos ônibus alimentadores tornam mais eficiente à relação de combustível consumindo por passageiros transportados”, conclui.
Dentro deste pensamento, disse ter analisado vários tipos de alternativas usadas no Brasil, que foram descartadas.