transito
Geral

Orquestra Filarmônica SCAR apresenta concerto "Expressões" neste sábado com participação de pianista

O concerto acontecerá no Grande Teatro, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site da TicketCenter ou na bilheteria do Centro Cultural

11 Abr 2024 - 16h00Por Janici Demetrio
Orquestra Filarmônica SCAR apresenta concerto "Expressões" neste sábado com participação de pianista - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Uma das formas de expressar uma ideia, um sentimento, é através das notas musicais. Notas essas, que se juntam e dão o tom de um concerto como é a série “Expressões”, da Orquestra Filarmônica SCAR.

A primeira apresentação acontece neste sábado (13), às 20 horas, no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística, em Jaraguá do Sul. Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural ou no site da TicketCenter . 

Conforme o maestro da Orquestra Filarmônica SCAR, Jorge Scheffer, a turnê "Expressões" surgiu da intenção primária de levar ao público os mínimos detalhes que compõem o DNA de cada obra musical.  Para o concerto deste sábado, haverá a participação especial da pianista russa Olga Kopylova. 

“A participação da Olga Kopylova como solista convidada será o ponto alto do concerto. A interpretação dela do Concerto para Piano em Lá menor de E. Grieg junto com a orquestra, com certeza será um momento de êxtase, entre todos os presentes”, comenta.

O concerto em Lá menor, foi finalizado por Grieg em 1906 durante o período do romantismo. Entretanto, diferente de outros compositores do período, a música não evidencia o sentimentalismo e o lirismo é mais simples e direto. 

De acordo com Olga, a música tem dificuldades técnicas de todos os tipos, desde passagens rápidas em oitavas, acordes, terças e cadenzas virtuosas.

"Também tem dificuldades musicais. Como toda grande obra é necessário compreender o estilo peculiar do compositor, para não cometer equívocos na interpretação. Essa particularidade do estilo necessita de atenção na hora de interpretar os temas líricos do concerto", salienta a pianista. 

Olga é formada no Conservatório de Tchaikovsky e foi a principal pianista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) de 2000 a 2024. Segundo a pianista, solar essa música com orquestra é um sonho de cada intérprete. 

"Quando toco este concerto, sinto muita emoção e paixão. Ele envolve você por completo desde o início, desde a primeira passagem. É um concerto muito bem construído na questão de forma. Tem momentos de extrema dramaticidade e outros muito lirismo. Eu nunca toquei essa peça antes, por isso estou feliz com a oportunidade de estudar essa grande obra e acredito que será uma experiência memorável, justamente por estreá-la com uma orquestra de jovens." 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Local das provas será divulgado em 7 de agosto
Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão
Economia

Após chuvas, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes fechados

Temporais e deslizamentos deixaram 1 mil desabrigados
Após chuvas, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes fechados
Geral

Sobe para 163 o número de mortes no Rio Grande do Sul por conta das chuvas

No total, 468 municípios já foram afetados pelo desastre climático
Sobe para 163 o número de mortes no Rio Grande do Sul por conta das chuvas
Geral

(VÍDEO) Entulhos são despejados, novamente, em lateral de rua de Jaraguá do Sul

O descarte irregular de lixo é considerado um crime ambiental
(VÍDEO) Entulhos são despejados, novamente, em lateral de rua de Jaraguá do Sul
Ver mais de Geral