Geral
Orquestra Filarmônica SCAR apresenta concerto "Expressões" neste sábado com participação de pianista
O concerto acontecerá no Grande Teatro, às 20 horas. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site da TicketCenter ou na bilheteria do Centro Cultural
Uma das formas de expressar uma ideia, um sentimento, é através das notas musicais. Notas essas, que se juntam e dão o tom de um concerto como é a série “Expressões”, da Orquestra Filarmônica SCAR.
A primeira apresentação acontece neste sábado (13), às 20 horas, no Grande Teatro da Sociedade Cultura Artística, em Jaraguá do Sul. Os ingressos são gratuitos e limitados e podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural ou no site da TicketCenter .
Conforme o maestro da Orquestra Filarmônica SCAR, Jorge Scheffer, a turnê "Expressões" surgiu da intenção primária de levar ao público os mínimos detalhes que compõem o DNA de cada obra musical. Para o concerto deste sábado, haverá a participação especial da pianista russa Olga Kopylova.
“A participação da Olga Kopylova como solista convidada será o ponto alto do concerto. A interpretação dela do Concerto para Piano em Lá menor de E. Grieg junto com a orquestra, com certeza será um momento de êxtase, entre todos os presentes”, comenta.
O concerto em Lá menor, foi finalizado por Grieg em 1906 durante o período do romantismo. Entretanto, diferente de outros compositores do período, a música não evidencia o sentimentalismo e o lirismo é mais simples e direto.
De acordo com Olga, a música tem dificuldades técnicas de todos os tipos, desde passagens rápidas em oitavas, acordes, terças e cadenzas virtuosas.
"Também tem dificuldades musicais. Como toda grande obra é necessário compreender o estilo peculiar do compositor, para não cometer equívocos na interpretação. Essa particularidade do estilo necessita de atenção na hora de interpretar os temas líricos do concerto", salienta a pianista.
Olga é formada no Conservatório de Tchaikovsky e foi a principal pianista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) de 2000 a 2024. Segundo a pianista, solar essa música com orquestra é um sonho de cada intérprete.
"Quando toco este concerto, sinto muita emoção e paixão. Ele envolve você por completo desde o início, desde a primeira passagem. É um concerto muito bem construído na questão de forma. Tem momentos de extrema dramaticidade e outros muito lirismo. Eu nunca toquei essa peça antes, por isso estou feliz com a oportunidade de estudar essa grande obra e acredito que será uma experiência memorável, justamente por estreá-la com uma orquestra de jovens."
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta: @radiojaragua
Face: /fmjaragua
Site: www.diariodajaragua.com.br