Camara guaramirim
Geral

Orquestra celebra 200 anos da imigração alemã e 150 anos da italiana com série de concertos gratuito

Eventos em Jaraguá do Sul e Guaramirim contam com repertório de compositores clássicos e canções folclóricas, além da participação de coral e solistas

04 Nov 2025 - 19h39Por Janici Demetrio
Orquestra celebra 200 anos da imigração alemã e 150 anos da italiana com série de concertos gratuito - Crédito: Divulgação IFSC Crédito: Divulgação IFSC

A Orquestra IFSC Jaraguá do Sul, que faz parte do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, preparou uma programação especial para o final deste ano. Com o tema "Concerto dos Imigrantes", uma série de apresentações irá homenagear os 200 anos da imigração alemã e os 150 anos da imigração italiana. Os concertos serão realizados entre os dias 5 e 30 de novembro, sempre com entrada gratuita e sem a necessidade de retirada antecipada de ingressos.

Segundo a maestrina Denise Mohr, que coordena os ensaios e as apresentações da orquestra, o grupo preparou uma apresentação especial que será levada ao público durante o mês de novembro. “Nosso repertório está muito bonito e estamos esperando todos para curtir conosco esse concerto”, convida.

Além dos músicos da Orquestra IFSC Jaraguá do Sul, também participarão dos concertos os integrantes do coral do Centro de Cultura Alemã e quatro solistas convidados: Luis Asmat Ramírez, Lara Dalmônico, Camila Machado e Ana Isabel Souza.

O repertório foi escolhido para representar a herança cultural dos dois países. Do lado alemão, o público poderá ouvir obras de Johann Strauss (pai e filho), incluindo a valsa “Danúbio Azul” e a “Radetsky March”, além de composições de Wolfgang Amadeus Mozart. Já do lado italiano um dos destaques será Giuseppe Verdi, com a obra “Vá, Pensiero” (da ópera Nabuco) e “Brindisi” da ópera La Traviata.

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no InstaFace e YouTube 
Envie vídeos, fotos e informações pelo whats 47 98465-0122

Os concertos, porém, não mostrarão apenas músicas clássicas. “Também faremos um repertório mais popular e folclórico, tanto em alemão quanto em italiano, com destaque para obras como ‘Con te partirò’, conhecida na voz de Andrea Bocelli, trilhas de filme de Ennio Morricone e muitas outras músicas”, complementa a maestrina.

Parte dessas músicas ganhou arranjos especiais criados para a ocasião. “Vários arranjos feitos por mim e também pelo regente assistente e cantor Luis Ramirez, como ‘Bella ciao’, ‘Tulpem aus Amsterdã’, entre outros”, explica Denise.

Solistas e integração com a orquestra
Para a maestrina de Jaraguá do Sul, a participação dos solistas engrandece ainda mais os concertos.

“Entre os nossos solistas temos profissionais e estudantes. Em especial o Luis, que é formado em canto e já atua profissionalmente como cantor de ópera e professor de canto; a Lara também atua profissionalmente como cantora. A Camila está se aperfeiçoando no canto lírico e a Ana, que é nossa estudante do ensino médio técnico, faz aulas de canto e é um talento local”, conta.

Ao contar com a participação de solistas nas apresentações, Denise avalia que os concertos ganham em atratividade e qualidade.

“A experiência de cantar com uma orquestra é muito importante para a formação e a carreira desses cantores. Muitos cantores pelo mundo, já profissionais, têm pouco ou nenhuma experiência em cantar com orquestra. Portanto, enquanto os solistas vêm buscar formação e experiência em Prática de Orquestra, nossa orquestra também ganha com os talentos que se integram a ela. É uma via de duas mãos, na qual cada um se desafia a ser cada vez melhor tecnicamente”, resume.

Cultura e memória
Para a maestrina, celebrar a cultura dos imigrantes por meio da música tem um significado profundo para a comunidade local.

“Relembrar antigas canções faz reviver momentos importantes em nossas vidas e assim nos sentimos acolhidos novamente. Manter viva a cultura de nossos antepassados nos faz lembrar das lutas, dos desafios e das alegrias vividas, ampliando cada vez mais o respeito pelos mesmos”, reflete.

Além dos quatro concertos confirmados, a maestrina adianta que recebeu convites para mais apresentações, mas nenhuma outra data foi confirmada até o momento.

Serviço: Concerto dos Imigrantes
5/11 (quarta-feira), 19h30
Paróquia Nossa Senhora das Graças - Jaraguá do Sul

14/11 (sexta-feira), 19h30
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana - Guaramirim

16/11 (domingo), 19h
Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Tiago - Jaraguá do Sul

30/11 (domingo), 9h
Comunidade Luterana Apóstolo Pedro - Jaraguá do Sul

Entrada gratuita em todos os eventos.

Para mais informações sobre a Orquestra IFSC Jaraguá do Sul, acesse o instagram da Orquestra IFSC: instagram.com/orquestraifsc

 

Matérias Relacionadas

Geral

Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul

Todos os pavilhões praticamente lotaram neste sábado (8). O clima agradável e as muita atrações atraíram os visitantes.
Recorde de público marca o sábado da 35ª Schützenfest em Jaraguá do Sul
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina

Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas
 Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Geral

Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)

Animação que só aumentou com a Marcha das Majestades e o "Segue a Frida", comandado pela banda La Montanara
Mesmo com chuva Schützenfest recebe bom público na sexta-feira (7)
Ver mais de Geral