transito
Geral

Órgão regulador libera criação de novos sufixos para endereços online

20 Jun 2011 - 11h50

O órgão que regula o sistema de endereços da internet aprovou a criação de novos sufixos de domínios de internet, no que está sendo visto como a maior mudança no mundo online desde que o sistema.com foi adotado, há 26 anos.


A medida praticamente põe fim às restrições que estavam em vigor até hoje, que restringiam os sufixos de domínios aos 22 que existem atualmente, como.com,.edu e.org, e o número de sufixos de países a 250, como.uk(Reino Unido).de (Alemanha).

A decisão do órgão regulador se deu após seis anos de negociações. A partir de agora, os endereços de internet poderão ter como sufixos praticamente qualquer palavra em qualquer língua.

A organização The Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann, na sigla em inglês) tomou a decisão durante uma reunião realizada em Cingapura.

''O Icann abriu o sistema de endereços da internet às possibilidade ilimitadas da imaginação humana. A decisão tomada hoje respeita os direitos de grupos para criar novos domínios em qualquer língua'', afirmou o Icann em um comunicado.

De acordo com Rod Beckstrom, presidente da Icann, ''ninguém pode prever para onde esta decisão histórica irá nos levar''.


O órgão disse que irá aceitar pedidos de registros de domínios com novos sufixos a partir do dia 12 de janeiro do ano que vem.

Especialistas acreditam que empresas e cidades deverão estar entre as primeiras a solicitar pedidos de domínios com novos sufixos, o que permitirá a adoção de domínios como, por exemplo,.google,.BBC,.apple e.toyota.

O registro de cada novo sufixo custará US$ 185 mil (R$ 422 mil) e empresas e órgãos públicos precisarão provar que têm o direito legítimo de utilizar o nome que pretendem comprar.

Fonte: Folha SP

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Geral